Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Dicom Secom-TO

Foto: Dicom Secom-TO

O Tocantins é o segundo estado mais rápido do Brasil para abrir uma empresa. O Governo do Tocantins, por meio da Junta Comercial do Estado (Jucetins), alcançou o resultado no ranking nacional de agilidade em processos de registro empresarial, no mês de março. Os dados são do Governo Federal, por meio da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). 

De acordo com o ranking, o empresário leva, em média, 8 horas, 46 minutos e 10 segundos para finalizar o registro de sua empresa na Jucetins. Este tempo leva em conta as respostas das prefeituras para o processo de consulta prévia de endereço e da Receita Federal para a validação cadastral. O desempenho da Jucetins é, ainda, mais eficiente no registro, que é de responsabilidade do órgão, em que leva apenas 2 horas e 30 minutos para finalizar a análise dos processos.

Os dados mostram a evolução do estado em apenas um mês. Em fevereiro, a Jucetins ficou na 4ª posição, com o tempo de aproximadamente 11 horas. Em 30 dias, o Tocantins conseguiu reduzir a média final em aproximadamente 3 horas.

O presidente da Jucetins, Issam Saado, destacou que o resultado alcançado é fruto da competência do governo estadual e dos servidores da autarquia. "O segundo lugar no ranking nacional de tempo para abertura de empresas é uma comprovação do comprometimento do governador Wanderlei Barbosa e do investimento estratégico em tecnologia, impulsionando o desenvolvimento econômico do estado. Este excelente desempenho também se deve à dedicação dos nossos servidores, que demonstram compromisso e profissionalismo em tornar o ambiente empresarial mais ágil e eficiente no Tocantins”, enfatizou. (Secom/TO)