Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Loise Maria

Foto: Loise Maria

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou na tarde desta segunda-feira, 31, o ato de nomeação da defensora pública Estellamaris Postal para o cargo de defensora pública-geral do Estado do Tocantins para o biênio 2023/2025. Estellamaris foi eleita pelos membros da Defensoria Pública do Estado (DPE-TO) em pleito realizado na quinta-feira, 27, obtendo 84,1% dos votos.

A assinatura do ato de nomeação foi realizada no Gabinete do governador, no Palácio Araguaia – sede do Poder Executivo – com a presença de várias autoridades, entre elas, o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes; a deputada federal e senadora eleita Professora Dorinha Seabra Rezende; o deputado federal reeleito Vicentinho Júnior; o procurador geral de Justiça, Luciano Cesar Casaroti; o diretor-geral Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), desembargador Marco Antony Villas Boas, entre outros convidados do Executivo.

Na oportunidade, Wanderlei Barbosa destacou o papel da Defensoria Pública no sistema de Justiça e pela garantia de direitos das pessoas hipossuficientes. Sobre a Defensora Pública-Geral, disse que Estellamaris tem um perfil agregador, o que fortalece as relações institucionais entre a Defensoria Pública e o Estado. “Eu quero parabenizar a dra. Estella e desejar a ela muito sucesso no novo mandato”, disse o governador.

Estellamaris Postal é a atual defensora pública-geral no Estado e sua recondução ao cargo está prevista para janeiro de 2023, quando se encerra o mandato atualmente em vigência.

Reconhecida publicamente por sua habilidade de gestão e excelente trânsito institucional, Estellamaris agradeceu ao governador, bem como a presença das demais autoridades, dizendo que sua responsabilidade se torna ainda maior ao ser nomeada ao lado das autoridades ali presentes e com tamanha deferência. Ela disse também que pretende atuar com o Executivo por meio de parcerias institucionais, como projetos e programas que venham a atender e a beneficiar as pessoas hipossuficientes do Tocantins, sempre com a autonomia da Instituição resguardada, assim como a do Estado.

Da mesma forma como se posicionou no dia de sua reeleição, Estellamaris também agradeceu aos membros, servidores e demais profissionais da Defensoria Pública. “As mudanças não são apenas constantes. São profundas e marcantes. Também são desafiadoras, notadamente para as instituições, que precisam evoluir para dar à sociedade a resposta que ela espera. Uma resposta necessariamente rápida, efetiva, eficaz. Tenho a certeza de que conseguiremos avançar mais”, disse Estellamaris Postal.