Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Três dias de muitas atividades e trocas de conhecimento e experiências, assim foi a 8ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg), que aconteceu no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com o tema: "Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação No Brasil", evento prestigiado por acadêmicos, autoridades políticas, pessoas ligadas ao desenvolvimento da ciência e tecnologia e comunidade em geral.

Na noite desta sexta-feira, 28, foi realizada a cerimônia de encerramento com a divulgação e premiação dos vencedores das diversas atividades realizadas.

A 8ª Sicteg foi uma edição com muitas novidades, entre elas, a primeira Mostra Cultural, que deu espaço aos artistas ligados às instituições de ensino nas diversas linguagens da arte, como música, teatro, dança, artes visuais e literatura.

Na música, o primeiro lugar ficou com o Grupo Lira Jovem - UnirG; segundo lugar, foi conquistado pelo Trio Adágio, também da UnirG, e Letícia Melo que representou a UFT com a música autoral “Que amor é esse?”, ficou em terceiro lugar.

O grupo que ficou em primeiro lugar, é formado por alunos de piano, teclado e flauta da Casa de Cultura. O grupo é recente, iniciado no segundo semestre de 2021.

O professor de música da Casa de Cultura da UnirG, componente do Grupo Lira, Moisés Ribeiro, após a premiação disse que o prêmio traz a sensação de realização por ver que o trabalho está gerando frutos, e principalmente, ver os alunos felizes e realizados. “A premiação sem sombra de dúvidas, é um incentivo a mais para os alunos permanecerem na arte”, afirmou completando que a Mostra Cultural SICTEG, foi um espaço muito importante e necessário.

Na literatura, o premiado foi Guilherme dos Anjos, da UnirG, com a poesia: ‘Da janela que eu vejo’.

Nas artes visuais, o primeiro lugar do pódio ficou com Gabriel Oliveira Cassimiro com a obra, “Natureza ilustrada pelas mãos de quem a vivência”; segundo lugar foi para Henrique Viegas, com Pintura em tela; e em terceiro lugar, Mateus Lima de Sousa coma obra ‘O contraste da insistência’.

No Teatro, o primeiro lugar foi para o artista Dalberto Suarte, do IFTO, com o espetáculo ‘Café’; em segundo lugar, ficou a peça ‘Amarcura’, de Fernando Oliveira, da UnirG.

O artista Dalberto Suarte, disse que o trabalho vencedor, já vem sendo realizado há três anos e neste período passou por adaptações e é um mérito de todo o grupo. “Começar a receber o reconhecimento de um trabalho que estamos realizando há bastante tempo é muito prazeroso”.

A peça Café trata sobre relacionamentos abusivos e violência doméstica. Dalberto destaca que o texto não trata desses temas apenas na visão sexista, mas leva a mensagem da necessidade de se amar e se colocar numa posição de prioridade.

A 8ª edição da Sicteg recebeu a 1ª Mostra de Extensão da UnirG, e os trabalhos vencedores foram conhecidos e premiados.

Na área de educação, os vencedores foram: em primeiro lugar, Letramento Científico Isabel Auler: A Ciência Formando Cidadãos; em segundo, Projeto Cidadania com Alunos do Socioeducativo: Educação Como Processo de Transformação Social; em terceiro lugar, Espaço Criança: A Formação de Brinquedistas por meio do Atendimento de Crianças na UnirG.

Na área da Saúde os premiados foram: primeiro lugar, Saúde Emocional na Infância: Um Projeto de Extensão em Cinematerapia; em segundo, Epidemiologia e Cuidados Preventivos na Doença Renal Crônica de Adultos e Idosos Usuários do Serviço de Saúde Pública da Cidade de Gurupi-Tocantins: Relato de Experiência; em terceiro lugar, Saúde no Parque: Relato de Experiência.

Na área de Direitos Humanos foram premiados dois trabalhos: Projeto NPJ nas escolas; e Os Reflexos da Pandemia no Âmbito Previdenciário.

Na área de meio ambiente o trabalho vencedor foi Meio Ambiente e Cidadania: A Experiência da Educação Ambiental na Comunidade Acadêmica da UnirG.

Na noite também teve premiação da Mostra Tecnológica. Os premiados em ordem decrescente foram: Nova Planta; Exclusive Sistemas; Gama; Biotec; Tanaka piscicultura sustentável Ikigai; Instim; Insetogood; AMC; Badu – Kombucha; Grupo Suzuki; Fortune; Fênix; Antigen   ; 3R Family.

Outra novidade desta edição foi o campeonato esportivo realizado pelas ligas acadêmicas.

Na Sinuca, em primeiro lugar ficou a Atlética Justiceira, do curso de Direito da UnirG; e em segundo lugar, a atlética Muralha, do curso de Engenharia Civil da UnirG;

No vôlei de praia feminino, em primeiro lugar ficou a atlética Soberana, do curso de Engenharia Florestal da UFT; em segundo lugar, a atlética Scallibul, da Engenharia Civil do IFTO.

No vôlei de praia masculino, conquistou o primeiro lugar, a atlética Furadan, da Agronomia da UFT; e em segundo, Muralha, de Engenharia Civil da UnirG.

No xadrez, a liga Justiceira, do Direito UnirG, ficou no primeiro lugar; o segundo lugar foi conquistado pela Liga Escalibuul, da Engenharia Civil do IFTO.

O campeonato de Cubo Mágico foi conquistado pela Escalibull e o segundo lugar pela liga Tirana, do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFT. 

No Truco, Escalibull ficou em primeiro; e Furadan em segundo.

Nos campeonatos gamers, os vencedores foram:

No desafio Minecraft, o primeiro lugar ficou com Nicollas Lemos e o segundo com Phelipe Guilherme.

No Free fire, o lugar mais alto do pódio ficou com a Equipe pula botando; o segundo lugar com Equipe Off Black Squad; e o terceiro lugar com Pro HookaH.

Também foram premiados os vencedores do XVIII Seminário de Iniciação Científica.

Os três primeiros colocados poderão publicar o trabalho científico na íntegra, como artigo completo na Revista Cereus da UnirG.

Confira abaixo os trabalhos vencedores em cada área do conhecimento:

Ciências Exatas e da Terra

Título

Orientador(A)

Aluno(A)

Química da Atmosfera: Insights teóricos sobre suas reações químicas, Energias e Propriedades Termodinâmicas

Douglas Henrique Pereira

Murielly Fernanda Ribeiro Bihain;

Utilização de espectroscopia na região do infravermelho para a identificação de adulteração e controle de qualidade em amostras de álcool 70% na cidade de Gurupi TO

Carla Jovania Gomes Colares

Fabíola Almeida Bezerra

Separação e análise de microplásticos em amostras de areia de praia de Fortaleza-CE

Lucas Samuel Soares Dos Santos

Fabiana Simao Neves

Ciências Biológicas e da Saúde

Diversidade Alfa e Beta de fragmentos de Cerrado, Região Norte da Amazônia Legal

Priscila Bezerra De Souza

Valéria Cardoso Lopes

Avaliação ecotoxicológica de água desinfetada por peróxido de hidrogênio utilizando o organismo teste Dugesia Tigrina

Eliane Aparecida Rotili

Letícia de Queiroz Almeida

Óleo essencial de Morinda citrifolia no controle da cigarrinha do milho, efeito fitotóxico e sobre organismos não alvos.

Gil Rodrigues Dos Santos

Eduardo Oliveira Guilherme

Ciências Agrárias

Implicações práticas da simbiose entre Aspergillus Connicus e Eucalyptus Camaldulensis

Danival Jose De Souza

Lorrayne Martins Da Silva

Comportamento durante o armazenamento da qualidade fisiológica e sanitária de sementes de grão-de-bico produzidas no sul do Tocantins

Rodrigo Ribeiro Fidelis

Gabriel Queiroz Vanderleis

Identificação de genótipos de arroz irrigado resistentes à queima das bainhas no Estado do Tocantins

Gil Rodrigues Dos Santos

Vanessa Oliveira De Lima

Menções honrosas

Ciências Exatas e da Terra

Menção honrosa

Ocorrência, distribuição e composição de microplásticos nas praias da cidade do Rio de Janeiro

Daniel Santos Mulholland

Leticia Mariana Lopes Da Silva;

Menção honrosa

Fotodegradação de Tiametoxam em água por radiação solar

Grasiele Soares Cavallini

Leydiane Barbosa Bezerra

Menção honrosa

Avaliação do rendimento da eletrólise aquosa na produção dos gases H2 e O2 em diferentes meios eletrolíticos

Elki Cristina De Souza

Felipe Magalhães Marinho

Menção honrosa

Desenvolvimento de Sensor Eletroquímico Modificado com Nanodiamantes para Determinação de Paracetamol em Amostras Farmacêuticas

Geiser Gabriel De Oliveira

Deborah De Oliveira Lopes

Menção honrosa

Filmes poliméricos à base de ácido hialurônico e? - Carragena para a entrega dérmica de Mupirocina.

Nelson Luis Gonçalves Dias De Souza

Sayza Dias De Santana;

Menção honrosa

Caracterização das interações dos íons metálicos Pb2+, Hg2+ e Cd2+ na matriz da lignina usando a teoria dos orbitais naturais de ligação e a teoria quântica de átomos em moléculas

Douglas Henrique Pereira

Thifany Justo Santos

Ciências Biológicas e da Saúde

Menção honrosa

Potencial de utilização de fungos endofíticos em formulados para desenvolvimento de plantas

Sabrina Helena Da Cruz Araujo

Gessyk Monteiro Marques

Ciências Agrárias

Menção honrosa

Doenças de ipês em reflorestamento de áreas degradadas em Gurupi-TO

Mara Elisa Soares De Oliveira

Gabriel Oliveira Cassimiro

Menção honrosa

Funções de densidade probabilística em área de pós exploração florestal

Maria Cristina Bueno Coelho

Max Vinicios Reis De Sousa

Menção honrosa

Análise dinâmica da paisagem para unidades de conservação no Estado do Tocantins

José De Oliveira Melo Neto

Beatriz Conceição Dos Santos

Menção honrosa

Capacidade do capim andropogon em recuperar o status hídrico e trocas gasosas após período de déficit hídrico em função do uso de substâncias húmicas e aminoácidos

Gilson Araujo De Freitas

Calebe Oliveira Crispim Da Silva

Menção honrosa

Índices de precipitação para o Estado do Tocantins

José De Oliveira Melo Neto

Julia Soares De Oliveira

Menção honrosa

Análise de crescimento inicial de mudas de Schizolobium Parahyba Var Amazonicum em função de doses de gel hidrofílico natural e sob estresse hídrico.

Priscila Bezerra De Souza

Heloisa Araujo Dantas

Na cerimônia também foram conhecidos os vencedores da Mostra Científica:

Área

Colocação

Título do trabalho

Autor

Ciências Agrárias

Assepsia de explantes meristemáticos de Caryocar Brasiliense

Susana Cristine Siebeneichler

Caracterização morfometrica de mudas de eucalipto sob diferentes padrões de arquitetura de adubação foliar

Jovielly Neves Rodrigues

Flutuação populacional de Euschistus heros em lavoura de milho

Juliana Lopes dos Santos

Ciências Biológicas

Serão as abelhas melíferas sujeitas a alta pressão agroquímica (roudap) tolerantes ao glifosato

Renato A. Sarmento

Potencial de utilização de fungos endofíticos em formulados para desenvolvimento de plantas

Gil Rodrigues dos Santos

Estudo da viabilidade operacional de células combustíveis microbianas

Eduardo Penteado

Ciências Exatas e da Terra

Desinfecção de água utilizando ácido peracético combinado com cloreto férrico: um estudo cinético

Douglas Henrique Pereira

Avaliação da coagulação tipo-fenton no tratamento de influente na indústria de tintas

Renato Almeida Sarmento

Identidade visual: o simbolismo na identidade Javaé

Edna Maria Cruz Pinho

Engenharias

Kombucha: Avaliação do processo fermentativo e desenvolvimento de nova bebida com adição de polpa cajá

Vitória Beatriz Silva

Potencial da cinza da casca do fruto do Tingui (Magonia pubescens) como material de adição mineral ao cimento Portland

 Daniel Ramos de Souza

Adsorção de poluentes presentes em águas cinzas

Mayara Shelly Miranda Bequimam

Ciências da Saúde

A submetilação da homocisteína como causa de aborto recorrente

Maurílio Lúcio Diniz

Filmes poliméricos à base de k-carragena e alginato de sódio para a entrega dérmica de mupirocina

Nelson Luis Gonçalves Dias de Souza

Síndrome Pós-Covid: Os principais impactos na qualidade de vida

Victor Gabriel Da Silva Figueiredo

Ciências Humanas

Dificuldades de aprendizagem como consequência da violência sexual contra crianças e adolescentes violência

Helien katryn de Matos Fonseca

A escrita emergente no processo de alfabetização

Gleiva Ribeiro Silva Gomes

Cinematerapia e as possibilidades de intervenções com crianças: relato de experiência

Naylline Gomes Sena

Ciências Sociais Aplicadas

Produção da agricultura familiar: Um estudo de caso acerca da olericultura em Almas - TO

Maria Regina Teixeira da Rocha

Utilização de materiais alternativos como estratégia de ensino nas escolas municipais de Gurupi

Wylker Souza Saraiva

Produção de mel no estado do Tocantins

Paulo Victor Gomes Sales

Linguística, Letras e Artes

Arte e Ensino no Muro

Francisca Edivania Gadelha Dias

Práticas de leitura e escrita a partir de narrativas Javaé: contribuições para o ensino bilíngue na Escola Estadual Indígena Taina

Solange Cavalcante de Matos

Formação de professores de Língua Inglesa em pré-serviço: crença e construção identitária

Rosemeire Parada Granada Milhomens da Costa

A 8ª Sicteg aconteceu entre os dias 26 e 28 de outubro no campus da Universidade Federal do Tocantins. A próxima edição será organizada pela Universidade de Gurupi – UnirG.