Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Notas de Pesar

Rolando Boldrin no programa Sr. Brasil, da TV Cultura

Rolando Boldrin no programa Sr. Brasil, da TV Cultura Foto: Pierre Yves Refalo

Foto: Pierre Yves Refalo Rolando Boldrin no programa Sr. Brasil, da TV Cultura Rolando Boldrin no programa Sr. Brasil, da TV Cultura

Também faleceu nesta quarta-feira, 9, o compositor, cantor, ator e apresentador de TV, Rolando Boldrin (86 anos), na cidade de São Paulo. A causa da morte do artista e grande agente da cultura popular ainda não foi informada. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein.

Boldrin marcou a história da cultura brasileira sendo um dos maiores divulgadores da música brasileira de raiz caipira e regional, principalmente no programa Senhor Brasil da TV Cultura, nos últimos anos. Ele também comandou na TV, em outros canais, programas de mesmo conceito cultural, a exemplo dos programas Som Brasil (TV Globo), Empório Brasileiro (Band) e Empório Brasil (SBT).  

Repercussão 

Em seu perfil no Twitter, o presidente eleito do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, que mais cedo havia lamentando a passagem de Gal Costa, repercutiu o falecimento de Boldrin: "Dia triste para a música brasileira. O Brasil perde Rolando Boldrin, cantor e compositor responsável por apresentar a gerações de brasileiros nossa diversidade musical, em programas como Som Brasil. Meus sentimentos aos familiares e amigos", afirmou o presidente.

A TV Cultura emitiu nota de pesar lamentando a morte do grande artista e agradeceu seus serviços prestados à cultura brasileira. O canal destacou que seu legado jamais será esquecido. "A TV Cultura lamenta profundamente a morte do ator, cantor, compositor e apresentador Rolando Boldrin, na tarde desta quarta-feira (9), aos 86 anos. A TV Cultura agradece pela honra de ter contado com o brilhantismo de Boldrin em sua programação. E manifesta os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos deste artista gigante que jamais será esquecido", afirma a emissora em sua nota.

O corpo do artista, que nasceu em 22 de outubro de 1936, será velado na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Perfil

Nascido em São Joaquim da Barra/SP e sétimo filho de uma família de doze irmãos, Boldrin deixou a cidade interiorana aos 16 anos em busca do sonho de ser artista. Antes de se tornar apresentador de TV e um grande contador de causos e histórias, Boldrin trabalhou em novelas e filmes premiados tendo inclusive trabalhado com Amácio Mazzaropi na TV Tupi, em 1958. O artista trabalhou entre a década de 1950 e 1980, na TV Tupi, RecordTV e Band em novelas como "A Muralha", "Pé de Vento" e "Os Imigrantes", seu último trabalho em trama novelesca.

Na música, Boldrin estreou em 1960 com participação no disco de Lourdinha Pereira, que viria se tornar sua esposa tempos depois. Seu primeiro álbum, "O Cantadô", foi lançado em 1974.