Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Notas de Pesar

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Faleceu na manhã desta quarta-feira, 9, Gal Costa (77 anos), uma das maiores vozes da Música Popular Brasileira. A causa da morte ainda não foi informada. Recentemente a artista tinha retirado um nódulo na fossa nasal direita no mês de setembro. 

Gal Costa (Maria da Graça Costa Penna Burgos) nasceu em Salvador/BA e revolucionou a música brasileira a partir de seu surgimento artístico em 1960. Sua voz era comparada a um cristal, tal a perfeição dos seus acordes.

Com os também baianos Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil, com os quais integrou o grupo Doces Bárbaros, Gal Costa participou do álbum Tropicália, considerado a pedra fundamental do movimento tropicalista que marcou a MPB para sempre. Ela tinha 20 anos na época.

A cantora seria uma das atrações do festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo no último fim de semana, mas teve sua participação cancelada e estava se recuperando da cirurgia, ficando fora dos palcos até o final de novembro por recomendação médica, segundo reportagem da Folha de São Paulo.