Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

Concentrar, correr ou arremessar, se superar e buscar a vitória. Essas são algumas características do Atletismo tocantinense, que levou quatro medalhas, durante os Jogos Escolares Brasileiros (JEB'S) 2022, nessa quinta-feira, 10, na capital carioca. Divididas entre Prata e Bronze, no lançamento de disco, arremesso de peso e revezamento integrado.

As medalhas foram conquistadas pelos estudantes-atletas do Atletismo, no lançamento de disco, Erick Ramos dos Reis, da Escola Municipal Professora Sávia Fernandes, de Palmas, medalha de Prata, na série prata; Jesionita Dias Apinagé, da Escola Indígena Tekator, de Tocantinópolis, conquistou a medalha de Bronze, da série ouro, categoria arremesso de peso; e Diulya Rodrigues da Silva, do Colégio João D'Abreu, de Dianópolis, também medalha de Bronze, no arremesso de peso, mas na série bronze.

Já na categoria Equipe Feminina, o revezamento Integrado 5x80m, o Tocantins conquistou o terceiro lugar. Assim, a medalha de bronze foi para as atletas Thays Fernanda Sales, Vivian Barbosa, Kelle Naiane, Vitória Castro e ainda Jesionita Apinagé.

Além do Atletismo, competiram nessa quinta-feira as equipes de Wrestling, Natação, Ciclismo, Handebol, Voleibol e Badminton, ambos com estudantes-atletas no masculino e feminino. As atletas da Ginástica Rítmica iniciam a competição nesta sexta-feira, 11. As competições dos JEB's seguem até a próxima terça-feira, 15.

Emoções na conquista

Tímida, com seus brincos indígenas, a estudante-atleta, Jesionita Dias Apinagé, da etnia Apinajé, estudante da Escola Tekator, que venceu em duas categorias: individual e em equipe, disse estar emocionada. "Sou atleta T20 no Atletismo, tenho uma deficiência intelectual, e estou muito feliz e emocionada de representar o meu povo Apinajé e o meu Estado. Superei muitos desafios para estar aqui e agora é comemorar".

Com um sorriso discreto, mas bastante orgulhoso, a medalha de Prata no lançamento de disco veio ainda pela manhã para o estudante-atleta Erick Ramos dos Reis, da Escola Municipal Professora Sávia Fernandes, de Palmas. "Estou muito feliz, esperava o primeiro lugar, porque me esforcei muito, desde janeiro estava focado nos JETs e nos JEB's. Mas, para mim, representar o Estado e levar para casa uma medalha significa muito", afirmou o atleta.