Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi realizado pelo Sistema Faet/Senar, no projeto São João o 1º MultiFruti. “Muitos dos prejuízos que eu tive na cultura do limão foram por falta de conhecimento técnico, se a gente não tem conhecimento, não tem o resultado esperado”. As palavras são do produtor rural Samuel Neves. Para ele, superar dificuldades com as pragas e aumentar a produção foram os dois pontos principais para sua participação no 1º MultiFruti.

Além do limão, o produtor também produz mandioca, que hoje é a cultura mais difundida no projeto, sua média anual é de 12 toneladas por hectare, e apesar de já ser mais experiente nessa área, ele entende que melhorar a condução da lavoura é uma das ferramentas para a produção dobrar. “Se a gente sabe sobre o tipo de plantio e como preparar a terra, a qualidade das frutas ‘sai de primeira”, ressaltou.

Cerca de 100 pessoas estiveram presentes no Dia Técnico, realizado pelo sistema e pela Cooperativa Cooperto (Cooperativa de Produtores e Empreendedores Rurais do Tocantins). Os temas das estações abordaram desde a irrigação, manejo de pragas, nutrientes, até a comercialização dos produtos. Um dos palestrantes do evento, o engenheiro Alexandre Barreto, explicou quais aspectos devem ser levados em consideração na irrigação como “o tipo de solo, de cultura e até mesmo dos equipamentos instalados que influenciam na aplicação de água”. Ele ressaltou a importância do encontro para a “bagagem dos produtores”.

Frutos como abacaxi, melancia, banana e mamão são os que mais se destacam na produção do polo que é um dos mais importantes no estado. São 3.654 hectares de área irrigável, que abastece o mercado do Palmas, Tocantins e região. Para o diretor de Promoção Social e Formação Profissional Rural, Luiz Claudio Faria, o evento é mais uma ação que contribui para a ascensão da fruticultura no Tocantins e fez parte dos 15 seminários realizados pelo sistema durante o ano. Já o presidente da Cooperto avaliou a necessidade de mais ações como essa “O Estado tem um potencial enorme que precisa cada vez mais ser explorado, tecnificado, para que a gente possa ampliar essa produção de frutas”.