Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), José Aníbal, participa do 41º Encontro Nacional das Juntas Comerciais (ENAJ) que será realizado nos dias 30/11 a 2/12 na cidade de Curitiba/PR. O evento reúne representantes das 27 juntas comerciais do País, como presidentes, vice-presidentes, procuradores, secretários-gerais, gestores da Redesim, TIs, integradores estaduais, interessados em desenvolvimento, transformação digital, servidores públicos municipais e federais que interessam pelo assunto.

“O evento vai favorecer a troca de experiências e aprendizado sobre o Registro Mercantil, o que favorece a melhoria no ambiente de negócio no país, o que permite aos empreendedores, um ambiente digital simplificado, com facilidade no acesso à informação, agilidade, transparência e redução da burocracia. Além do compartilhamento de novas tecnologias e cases de sucesso que impactam e orientam novas práticas no serviço público das juntas comerciais”, explicou o presidente da Jucetins, José Aníbal. Segundo o gestor, após o evento, pretende se reunir com a equipe técnica do órgão para replicar os conhecimentos adquiridos.

O evento é promovido pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) e tem a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) como anfitriã. Durante o evento serão discutidos temas como Dados Inova Simples, Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) pelo DREI - Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração. Também serão tratados sobre a verificação da situação sobre a transformação de Eireli em Ltda. Além de Impactos sobre a Manutenção do NIRE (Número de identificação do registro de empresas) com terceiro dígito “6” para o cadastro das Juntas Comerciais. E ainda discutirão sobre a Proposta de Implementação do Balcão Único Nacional – BUN pela Receita Federal.

Jucetins

A autarquia tem atuação no Estado há 33 anos e desde então tem trabalhado no registro e legalização de empresas no Tocantins, a fim de garantir segurança e validade dos negócios. Esse o Tocantins assumiu a posição do ranking nacional de Estados mais rápidos para se abrir empresa no Brasil, com apenas 3h34. O que representa o resultado do trabalho de excelência da equipe técnica do órgão, dos contadores e dos parceiros como Sebrae, Prefeituras, Bombeiros, Naturatins e Vigilância Sanitária.