Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação SES/TO

Foto: Divulgação SES/TO

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) finalizou as obras de reforma e ampliação da ala psiquiátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP), que devem ser entregues nos próximos dias. A obra compreende a construção de novos 12 leitos e a reforma de 10, o que totalizará 22 leitos, os quais serão divididos em: 12 masculinos e 10 femininos.

A nova ala psiquiátrica conta com enfermaria, consultório, posto de enfermagem e área de convivência, além de uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogos, terapeuta ocupacional e assistentes sociais. O espaço físico será mobiliado nos próximos dias.

Os leitos da ala de psiquiatria são destinados aos pacientes que estão em tratamento nos Centros de Assistência Psicossocial (CAPS) e que se encontram em momento de surto, como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo dados do Sistema de Gerenciamento de Internações, em 2022 (até 05/12), o HGP realizou 135 internações em psiquiatria. “Os números mostram que este investimento é necessário, para que estes pacientes sejam acolhidos em espaço apropriado e com todos os conforto e segurança que precisam”, afirmou o titular da SES-TO, Afonso Piva.

Segundo o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, “os novos leitos e os reformados serão entregues respeitando a normativa que preconiza quanto à estruturação física da ala psiquiátrica''. Nós estamos seguindo as normas de segurança, pintura, iluminação, ventilação, tudo para melhor atender os pacientes”, pontuou.