Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Sarah Tamioso

Foto: Sarah Tamioso

Matheus dos Santos Filho, de 24 anos, é técnico em agroecologia, apicultor, produtor rural, estudante de Educação do Campo e faz parte do Conselho da Coalizão Vozes do Tocantins por justiça climática, que estabeleceu durante os dias 2 e 3 de dezembro, as diretrizes do curso modular para jovens lideranças em 2023. Trinta jovens de comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e camponesas serão capacitados no próximo ano.

Representante da Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo no evento, Matheus conta que graças a seu próprio histórico de formação, já participou de vários eventos inspirando jovens a seguirem o caminho da sucessão rural e do protagonismo. 

Como exemplo vivo dos objetivos da Coalizão para o próximo ano, Matheus reforça a importância da participação jovem nas lutas sociais. “As formas de se organizar mudaram e se tornou mais difícil fazer a luta organizada sem inserir o jovem, que tem mais habilidade de manusear as novas tecnologias e mobilizar em conjunto”, explica.

Serão contemplados no curso os temas: mudanças climáticas, contexto socioambiental, comunicação, liderança, desenvolvimento pessoal e comunitário, planejamento, gestão de projetos, entre outros. Terão oportunidade de participar trinta jovens indicados pelas organizações que fazem parte da Coalizão. Eles deverão participar ainda de intercâmbio imersivo nas comunidades tradicionais envolvidas.

Vozes do Tocantins

A Coalizão é composta pelas organizações: Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo Kalunga do Mimoso - Arraias (AKMT), Associação Centro Cultural Kàjre (povo Krahô), Associação Pyka Mex (povo Apinajé), Colônia de Pescadores/as de Araguacema-TO (Copesca), Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviços Assistência Técnica e Extensão Rural (Coopter), Escola Família Agrícola Bico do Papagaio Padre Josimo (EFA - Esperantina), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST - Tocantins), Associação Onça D´água de Apoio às Unidades de Conservação, Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Federal do Tocantins (UFT), curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins - Campus Arraias e Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Sociológicos (Neruds).

Vozes pela Ação Climática

Financiada pela Fundación Avina, a Coalizão Vozes do Tocantins faz parte do programa Vozes pela Ação Climática (VAC), iniciativa internacional que visa unir e apoiar coalizões da sociedade civil para uma agenda de transição climática justa e inovadora, com foco na resiliência, em especial nas mulheres e jovens. Até 2025, os atores da sociedade civil (OSCs que atuam no território, organizações de base e populações locais), devem desempenhar papel central como protagonistas, inovadores, facilitadores e promotores de soluções climáticas sustentáveis para as populações amazônicas.