Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer/TO) recebeu nesta terça-feira, 6, equipamentos de proteção e resgate do Instituto Natureza Tocantins (Naturatins). Entre os equipamentos recebidos estão pranchas, cordas, mosquetões e outros aparelhos que auxiliam na saída da aeronave e retirada de pessoas do solo.

Segundo a Superintendente de Segurança Integrada, Maria de Fátima Holanda, a parceria da Secretaria da Segurança Pública (SSP/TO) com o Naturatins é antiga e bem-sucedida. “O Ciopaer é parceiro de longa data do Naturatins. Atuamos sempre juntos na prevenção e combate de incêndios. Em contrapartida, eles nos auxiliam com equipamentos e reparo nas aeronaves”, completou.

Para o diretor de biodiversidade e proteção ambiental do Naturatins, Warley Carlos Rodrigues, a união com o Ciopaer tem grande importância para a proteção da fauna e flora do Estado do Tocantins. “Antes da nossa parceria, o Naturatins só atendia demandas terrestres, não tínhamos essa experiência da utilização de aeronaves nos combates aos incêndios”, disse.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de recurso de compensação ambiental e serão utilizados tanto nas ações diárias do Ciopaer quanto nas atividades de apoio às brigadas, que necessitam de suporte aéreo.