Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Lucas Nascimento

Foto: Lucas Nascimento

O comandante do 22º Batalhão de Infantaria, coronel Adenir Nogueira Fernandes, foi condecorado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), na tarde desta segunda-feira (12/12), com a Medalha do Mérito Eleitoral do Tocantins. Instituída em 2003 a honraria destaca pessoas físicas e entidades - nacionais e estrangeiras - que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral do Tocantins, mereçam especial distinção.

Conforme destacou na sessão solene o chanceler da Medalha de Mérito Eleitoral, presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, a distinção foi  concedida pelo trabalho realizado pelo Exército na segurança de locais de votação e logística de transporte das urnas durante as eleições, notadamente nas seções instaladas dentro das aldeias indígenas. “A parceria entre a Justiça Eleitoral do Tocantins e o Exército Brasileiro nas Eleições do Estado é histórica e bem-sucedida, pelo comprometimento, dedicação e zelo demonstrados de sua missão junto à Justiça Eleitoral do Tocantins. O homenageado faz jus ao merecimento desta distinta honraria”, afirmou.

Em seus agradecimentos, o comandante do 22º BI, Coronel Adenir Fernandes, destacou o trabalho realizado pelos militares que integram o batalhão, com os quais fez questão de dividir os méritos. “Tenho a grata satisfação de estar aqui neste dia em meio a membros tão ilustres, recebendo uma honraria como esta. A medalha está em meu nome mas na verdade é dedicada a toda a minha tropa que está no quartel; tenho grande honra em recebê-la em nome dos integrantes do meu batalhão”, completou. 

O coronel ainda compartilhou detalhes do trabalho desenvolvido nas Eleições Gerais de 2022. Segundo ele, entre “material, meios e homens”, estavam à disposição da JE-TO duas aeronaves do Exército, 32 viaturas e cerca de 500 militares para atuação em 13 aldeias indígenas.

Foto: Lucas Nascimento

Composição do Conselho Tutelar da Medalha do Mérito Eleitoral no Tocantins

Além do presidente, fazem parte da mesa de honra como membros do conselho tutelar da Medalha, o Corregedor Eleitoral, desembargador Eurípedes Lamounier; o procurador Regional Eleitoral,  Dr. João Gustavo de Almeida Seixas; a ouvidora e juíza membro Ana Paula Brandão Brasil, o juiz membro  José Maria Lima; o juiz membro Gabriel Brum; a juíza membro Delícia Feitosa; o juiz membro Rodrigo de Meneses; assim como o diretor geral do TRE-TO e secretário da sessão, José Machado dos Santos.