Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Philipe Ramos

Foto: Philipe Ramos

O presidente da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), José Aníbal, reuniu-se com o novo diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Tocantins, Rérison Antônio, na manhã desta quarta-feira, 11, na sede da entidade do Sistema S.

A visita institucional foi a primeira feita pela Jucetins desde a posse da nova diretoria do Sebrae realizada no último dia 2 de janeiro, que empossou além de Rérison, o novo presidente do Conselho Deliberativo do órgão, Paulo Carneiro.

“Esta é a primeira de muitas reuniões que faremos com a nova diretoria. Primeiramente, viemos parabenizá-lo e dar as boas-vindas. Jucetins e Sebrae são parceiros de longa data e estamos sempre fortalecendo nossos vínculos institucionais visando o desenvolvimento econômico do Tocantins”, afirmou o presidente José Aníbal.

O encontro entre os dirigentes teve como objetivo, além do fortalecimento da parceria institucional, apresentar ao novo diretor do Sebrae as ações entre os dois órgãos estabelecidas para 2023. O projeto ‘Município Integrado’ será o carro chefe.

Município Integrado

O projeto Município Integrado é uma ação conjunta entre Sebrae, Junta Comercial, Prefeituras e a empresa VOX Tecnologia para aprimorar a integração dos municípios com a Jucetins, por meio da plataforma Simplifica Tocantins.

Hoje, todos os municípios tocantinenses estão integrados à plataforma de legalização de empresas, porém, a partir do projeto, essa integração será automatizada. A automatização tornará automático o processo de consulta prévia, o que representa diminuição do tempo para abertura de empresas.

A consulta prévia é um procedimento que os municípios fazem para verificar se a empresa pode se estabelecer no local pretendido pelo empresário. Palmas e Araguaína já automatizam esse processo, que antes era feito por meio da análise humana.

Agora, o projeto Município Integrado vai levar a ferramenta tecnológica para mais 24 municípios. A VOX Tecnologia, que já é a responsável pelo desenvolvimento do Simplifica Tocantins, fará esse ‘upgrade’ na plataforma.

Fortalecimento do ambiente de negócios

O presidente da Jucetins apresentou ao novo diretor, além do andamento desse projeto, as ações que estão sendo realizadas para desburocratizar o ambiente de negócios do estado. “O superintendente está animado com as perspectivas para este ano. Garantimos que vamos trabalhar sempre de forma integrada. Temos compromisso com o fomento ao empreendedorismo no Tocantins”, afirmou o presidente José Aníbal.

Rérison, que está a menos de duas semanas à frente do cargo, logo em sua posse ressaltou a importância das parcerias. “Temos como missão fortalecer o pequeno negócio, fomentar o empreendedorismo e promover a competitividade das empresas do nosso estado. O desafio é grande, mas certamente com a parceria com o Governo do Estado, com as prefeituras, Sistema S, instituições do nosso conselho e com as instituições públicas e privadas teremos êxito em nossa jornada”, ressaltou na oportunidade o novo diretor.

Participaram da reunião ainda o analista do Sebrae, Gilberto Martins, e o gerente da Unidade de Relações Institucionais do Sebrae, Evandro Melo.