Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Ellayne Czuryto

Foto: Ellayne Czuryto

O Hospital Geral de Palmas (HGP) foi selecionado para participar do Projeto Reabilitação da Síndrome Pós - Cuidados Intensivos’, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, vinculado ao Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A unidade hospitalar tocantinense será um dos quatro do Brasil a fazer parte do projeto. Além do Tocantins, foram selecionados os Estados de Sergipe, Pará e Piauí.

No HGP o programa dará suporte em capacitações de profissionais da unidade do AVC, ala de neurologia e o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). As áreas impactadas no projeto são responsáveis por uma média de 712 atendimentos por mês e segundo o enfermeiro e assessor da diretoria do hospital Geral de Palmas, Valdemar Pires de Oliveira, “o projeto, Reabilitação da Síndrome Pós-cuidados Intensivos promoverá um impacto muito grande com cadeia de cuidado e na melhoria da assistência direta ao paciente, porque a equipe multiprofissional receberá uma qualificação de renome nacional”.

O enfermeiro acrescentou que “nesta iniciativa serão beneficiados pacientes de cuidados intensivos e de alta complexidade, permeando pela enfermaria e na internação domiciliar. Toda essa cadeia sofrerá um impacto com mudanças significativas. Este projeto nos proporcionará uma maior efetividade assistencial e o paciente irá permanecer por menor tempo na unidade".

O diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, destacou que "é uma satisfação o HGP ser selecionado e por meio deste projeto que busca reabilitar os pacientes e encaminhar para o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), dar continuidade  com o tratamento  e auxiliar  na desospitalização. Serão seis meses de execução e com previsão de início no próximo dia 1° de fevereiro", afirmou.