Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Breno Coelho

Foto: Breno Coelho

A Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju) do Tocantins participou do "2º Seminário Fortalecendo o Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente". O evento promovido pela Ação Social Arquidiocesana de Palmas (ASAP), foi realizada no auditório do Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Palmas.

A gerente de Políticas Públicas da Seju, Luana Porto, reforçou o papel dessas discussões e debates, visto que a adolescência é um recorte da juventude. “A Secretaria dos Esportes e Juventude também compõe o Conselho Estadual da Criança e Adolescente. Logo, não poderíamos deixar de participar desse evento que é parte de um processo formativo, um espaço de diálogo, discussões e levantamentos de propostas da criação desse Plano Municipal do Atendimento da Criança e do Adolescente”, destacou.

O secretário Geral da Seju, Matheus França, também destacou a importância do evento no âmbito do fortalecimento da garantia dos direitos desse público. “Assim como temos o Estatuto da Juventude que garante os direitos de jovens de 15 a 29, nós também queremos aprofundar e assegurar os direitos da criança e do adolescente. O Governo do Estado participa e trabalha também com parcerias para que todos esses direitos possam ser cumpridos segundo a lei”, enfatizou.

O presidente da Ação Social Arquidiocesana de Palmas, Amilson Rodrigues Silva, explica que o seminário integra o projeto Rede em Movimento e o objetivo é trabalhar a formação da rede de atendimento da criança e do adolescente. “Nós já fizemos o diagnóstico dos usuários, trabalhadores, da sociedade civil e familiares, fizemos cursos sobre a questão dos direitos, capacitações e processos de trocas de experiências. Com esses diagnósticos, poderemos buscar propostas em relação aos direitos da criança e do adolescente”, explicou. 

As discussões do evento resultarão em um documento que irá compor o Plano Municipal de Atendimento Individual à Criança e ao Adolescente. O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).