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Veículos

Foto: Brenda Ramos

Foto: Brenda Ramos

Os pneus reformados para veículos automotores têm sido cada vez mais utilizados. Seja pelo custo mais baixo, pela reutilização da matéria-prima ou pela sustentabilidade, a aquisição de pneus reformados têm crescido no mercado. Consequentemente, com o aumento da busca pelo produto, a qualidade dos pneus reformados passou a ser uma preocupação efetiva do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Atendendo à determinação da Portaria Inmetro nº 554/2015, que institui o Regulamento Técnico da Qualidade para a Reforma de Pneus, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), fiscaliza periodicamente as empresas reformadoras de pneus. De acordo com a presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira “é de extrema importância verificar a qualidade do serviço ofertado, haja vista que são produtos que estão inseridos no dia a dia do consumidor”, aponta a gestora.

Empresas que atuam no Tocantins têm que estar registradas junto ao Inmetro

Em todo o Tocantins somente sete empresas estão registradas junto ao Inmetro para executar o serviço de reforma de pneus. São duas em Palmas, duas em Araguaína, uma em Gurupi, uma em Guaraí e uma em Paraíso do Tocantins.

Desde o ano de 2012, todas as empresas que reformam pneus devem ser registradas pelo Inmetro. O registro é obrigatório para todas as empresas que realizam o serviço de reforma de pneus destinados a Veículos Comerciais, Comerciais Leves e reboques anexados a eles.

A reforma do pneu passa por vários processos: análise do estado geral, exclusão da borracha remanescente, limpeza de resquícios e impurezas, conserto de avarias até a aplicação da banda de rodagem.

A presidente da pasta reforça que “todo o processo é acompanhado pelos técnicos da Agência de Metrologia Estadual para assegurar a qualidade do serviço”.

Sobre a reforma de pneus

Vale reforçar que a Recapagem é um dos três processos de reforma de pneu - tem sua banda de rodagem (parte do pneu que entra em contato com o solo) substituída.

Pneu reformado é aquele pneu que passou por um dos seguintes processos de reforma:

Recauchutagem – Substituição da banda de rodagem e dos seus ombros (lateral do pneu).

Remodelagem – processo pelo qual um pneu é reformado pela substituição de sua banda de rodagem, dos seus ombros e de toda a superfície de seus flancos. Uma nova “capa” é recortada e moldada ao pneu, ao invés de abrir novos frisos na banda desgastada.

Esses são os únicos três processos aceitos pelo Inmetro. As reformadoras têm que demonstrar que os produtos passaram nos testes de resistência. Para isso os pneus não podem apresentar rachaduras, deslocamentos ou falhas no material.

O registro tem validade de dois anos. Durante esse período, a Agência de Metrologia pode retornar à empresa para auditoria de manutenção. Essa auditoria é feita sem agendamento prévio, e caso sejam encontradas irregularidades pode haver o cancelamento do registro.