Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Ellayne Czuryto

Foto: Ellayne Czuryto

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realiza, a partir desta segunda-feira, 6, um mutirão de exames. Os procedimentos estão ocorrendo no Hospital Geral de Palmas (HGP), que seguirá com as atividades pelos próximos 30 dias e deverá atender cerca de mil pacientes.

Moradora de Ipueiras, a paciente Maria Helena dos Santos Ferreira, de 43 anos, veio à Capital fazer o exame e falou sobre o atendimento. “Eu tive um câncer de mama diagnosticado em julho do ano passado e hoje só faço acompanhamento. Nós moramos em Ipueiras e após uma consulta dia 1º já marcaram o exame para hoje. Graças a Deus foi tudo bem e o exame foi muito rápido”.

A rapidez mencionada pela paciente é o que busca a SES-TO. “Estamos trabalhando em todas as frentes, para dar agilidade a todos os procedimentos, sejam eles consultas, exames, cirurgias ou qualquer necessidade que o paciente apresente. Em alguns casos, ainda temos pessoas que aguardam um pouco mais de tempo, mas a população pode ficar consciente de que não mediremos esforços para um serviço de saúde pública em tempo oportuno”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana.

O diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, destacou que “os exames realizados no mutirão iniciado dia 6, contemplará nossos pacientes oncológicos, para os quais somos referência. Isso proporcionará mais eficiência no tratamento ofertado em nossa unidade”.

Tomografia por contraste

O HGP realiza uma média mensal de 1.800 tomografias por contraste. O exame consiste em imagem de alta resolução, que permite avaliar com clareza qualquer parte do organismo, principalmente por conta do uso da substância para a formação das imagens. Dessa forma, o contraste serve para detectar facilmente lesões e doenças graves, com mais precisão.