Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aldemar Ribeiro Governador Wanderlei Barbosa esteve na ATM, acompanhando a posse da mesa diretora para o biênio 2023/2024 Governador Wanderlei Barbosa esteve na ATM, acompanhando a posse da mesa diretora para o biênio 2023/2024

O governador Wanderlei Barbosa participou de solenidade, nesta terça-feira, 28, na sede da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), para acompanhar a posse da mesa diretora que administrará a entidade no biênio 2023/2024. A direção da Associação continua sob responsabilidade de Diogo Borges, prefeito do município de Talismã.

Na ocasião, reafirmando seu compromisso em se aproximar de todas as cidades do Tocantins, o governador Wanderlei Barbosa destacou o quanto é importante ter a participação da gestão estadual nas ações da ATM, sendo este um importante órgão para unir os interesses dos municípios tocantinenses com o Governo do Tocantins. “Parabenizo o presidente Diogo e reforço que trabalharemos em conjunto, pois estamos levando benefícios para os municípios e tratamos diretamente com os gestores. Fico feliz em estar aqui em um momento como esse, onde fazemos políticas para nossa população, trabalhamos em prol dos tocantinenses”, afirmou o gestor.

O presidente reeleito agradeceu a presença do governador e a confiança dos demais gestores municipais para assumir a ATM. Ele também garantiu um trabalho conjunto com o Governo do Tocantins para benefício das cidades do Estado. “Agradeço ao governador pela fala e destaco que as parcerias com o Governo do Tocantins, com projetos importantes, serão realizadas. Sabemos que o governador Wanderlei Barbosa é um gestor municipalista e grande parceiro, já que sempre nos recebeu e ouviu. Juntos, fazemos uma gestão municipalista e quem ganha é a população”, destacou o presidente empossado para mais um mandato.

A posse contou com a presença de prefeitos e vereadores de vários municípios, deputados estaduais, representantes da bancada tocantinense no Senado Federal, representantes de instituições privadas, além de políticos de outros estados, como o prefeito de Santarém, do Pará, Nélio Aguiar, que também é presidente da Federação das Associações dos Municípios Paraenses (Famep).

“Eu fico feliz em estar nessa posse representando os municípios do estado do Pará. Somos vizinhos e temos que dialogar. Fico ainda mais satisfeito em ver o governador do Tocantins nesta solenidade. Wanderlei Barbosa está em seu segundo mandato, sabe das demandas municipais. Nossa luta é conjunta e vejo que, assim como no Pará, o Governo do Tocantins está muito alinhado com os municípios”, afirmou Nélio Aguiar.

Mesa diretora

A Chapa União Municipalista foi eleita pelos prefeitos em assembleia geral extraordinária. Além do presidente, a mesa diretora é formada pelo prefeito Moacir Oliveira (Rio dos Bois) e pela prefeita Enfermeira Nezita (Monte Santo), como 1° e 2° vice-presidentes, respectivamente. O primeiro diretor Administrativo, o prefeito Paulo Roberto Ribeiro (Taguatinga) e o segundo diretor Administrativo, o prefeito Pastor João (Mateiros).

Na condição de 1° e 2° diretor financeiro, na devida ordem, ainda fazem parte do grupo os prefeitos Alexandre Farias (Sítio Novo do Tocantins) e Adriano de Moraes (São Sebastião do Tocantins). Além disso, mais 16 prefeitos estão presentes na chapa, na condição de membros titulares e suplentes dos conselhos Deliberativo e Fiscal.

O vice-presidente Moacir Oliveira se mostrou otimista com esse novo biênio e se colocou à disposição para trabalhar junto com o Governo do Tocantins para uma gestão mais municipalista. "Farei questão de estar junto, principalmente no que se refere às parcerias, o que garante prefeituras e municípios cada vez mais fortes”, comentou.

ATM

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) tem como objetivos englobar as cidades do Tocantins e propagar sua doutrina municipalista. A associação apoia descentralização administrativa, com a finalidade de auxiliar os municípios para que  demandas sejam solucionadas de forma conjunta, assim a ATM fortalece sua capacidade administrativa, econômica, social e cultural. A Associação foi fundada na cidade de Miracema do Tocantins, no ano de 1989, e atualmente tem sua sede na capital Palmas, com 130 filiados, o que corresponde a mais de 90% dos municípios tocantinenses.