Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: André Araújo

Foto: André Araújo

Em alusão ao ‘Março Azul’, que tem por objetivo alertar a população sobre a conscientização da prevenção e combate ao câncer colorretal, o Hospital Geral de Palmas (HGP), em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, realizará um mutirão de exames de colonoscopia, durante todo o mês.

Dados da Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), apontam que existem cerca de 130 pacientes na lista de espera para a realização de colonoscopia, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente são 49 pacientes que realizam tratamento de câncer colorretal na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do HGP.

“Nossa programação prevê realizar de 10 a 12 exames todos os sábados do mês de março. Vamos montar uma escala de médicos endoscopistas que farão os exames dos períodos da manhã e à tarde, diminuindo a lista de espera. A intenção é realizar um diagnóstico precoce das doenças colorretais, pois são patologias de evolução lenta e na maioria das vezes o paciente vai buscar ajuda quando a doença já está numa fase avançada. Dentre os sinais de câncer colorretal temos: perda de sangue nas fezes, dor abdominal, perda de peso, obstrução intestinal, entre outros "explicou a médica gastroenterologista e endoscopista do HGP e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia do Tocantins, Nadja Duarte Oliveira de Souza Chiavini.

A especialista alerta ainda que a colonoscopia seja feita a partir dos 45 anos de idade para população em geral ou antes a depender de alguns fatores específicos. "Para que haja um diagnóstico precoce e consequente tratamento curativo. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o tratamento e a chance de cura. O câncer colorretal tem uma morbidade muito alta, e a única maneira de mudar essa evolução é com diagnóstico e tratamento precoces", afirmou.

Para o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, “esta ação vem beneficiar pacientes que aguardavam por este tipo de procedimento eletivo na nossa unidade. Contamos com uma equipe capacitada de profissionais dedicados à assistência da população e que farão a diferença na agilidade do diagnóstico precoce”.