Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Luiz Henrique Machado

Foto: Luiz Henrique Machado

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins despede-se do coronel da Reserva, André Carvalho de Araújo, que faleceu no início da noite desse domingo, 5, em Palmas/TO. A passagem do bombeiro militar deixou toda a corporação enlutada. O oficial era considerado na corporação um grande servidor, atuante com esmero e cuidado com a coisa pública, em todo seu tempo como Diretor de Administração, Logística e Patrimônio do CBMTO.

Desde que o falecimento do coronel André foi anunciado, inúmeros colegas de carreira e do dia a dia se manifestaram, sentidos com a perda.

O velório está ocorrendo no 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, onde, desde às 8h da manhã, desta segunda-feira, 6, dezenas de pessoas passaram para o adeus e o abraço nos familiares enlutados. 

Palavras como homem correto, homem honesto, grande amigo, excelente pai e esposo eram as mais ouvidas nos discursos dos que estiveram na cerimônia fúnebre.

O comandante-geral do CBMTO, coronel Carlos Eduardo Farias também destacou a forma tão célere e cuidadosa com que o colega coronel André trabalhava. Há poucos dias, inclusive, o oficialato da Corporação, junto com diretores da Fundação Pró Tocantins, estiveram visitando o amigo, entregando a ele a Medalha Honra ao Mérito. “Foi uma pessoa que contribuiu muito com a instituição, que era exemplo de retidão, de caráter, de honestidade e comprometido com o que fazia. A gente sente muito essa perda”, reconheceu o comandante-geral.

O coronel André foi para a Reserva Remunerada ainda no início de 2020, quando descobriu que estava com câncer. Desde então, se dedicou ao tratamento e a estar com a família. Seu falecimento ocorreu enquanto ele estava em uma clínica médica.

“Era uma pessoa que não tinha problemas com os colegas de trabalho e nem com suas atividades, pelo contrário, os colegas ficavam chateados às vezes, por ele ser tão detalhista e cuidadoso nos processos que dava andamento. Mas ao final todos compreendiam que aquilo era o comprometimento dele com o trabalho. A corporação só tem a agradecer pelo que ele fez e deseja que Deus o receba. A gente entende que, hoje, o coronel André descansa em paz. Desejamos que Deus abençoe a família dele”, frisou o coronel Farias.

O coronel André tinha 56 anos, era natural de Araguacema e sua inclusão nos quadros do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins foi em 1º de fevereiro de 2001. Ele deixa a esposa Cristina e as filhas Camila e Andressa. O cortejo para o sepultamento no Cemitério Jardim das Acácias será a partir das 16h.

Foto: Luiz Henrique Machado