Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Talita Gregório

Foto: Talita Gregório

Com o objetivo de proporcionar um momento de integração entre as mulheres e de reflexão sobre o comportamento, empoderamento e empreendedorismo feminino, o deputado estadual Professor Júnior Geo (PSC) realizou na tarde dessa segunda-feira, 6, um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente no dia 8 de março.

O evento aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL/TO) e contou com a apresentação do Coral da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Palmas, palestras com temas voltados para as mulheres e também a participação da Feira das Manas.

“O evento foi pensado com o intuito de valorizar a mulher, para realizarmos uma troca de experiências e de conhecimentos. As palestrantes que vieram demonstraram muito bem que o espaço da mulher é onde ela quiser estar. Fico muito feliz pela presença de todas que vieram”, destacou o deputado.

Liga Feminina

Durante o evento, a representante da Liga Feminina, Luzia America Gama, agradeceu o convite e ressaltou a importância da entidade para as mulheres. “A Liga fornece uma assistência preventiva às mulheres, chamando a atenção para o cuidado que a mulher precisa ter com ela mesma. Nós somos mulheres cuidando de outras mulheres. Participar de um evento assim é algo valoroso”, disse.

Palestras

O evento abordou três principais temas: a primeira palestra foi realizada pela psicóloga e palestrante, Izabella Feitosa, com o tema: “Autocuidado e saúde mental: a mulher como protagonista da sua vida”. Logo após, a jornalista, escritora e empreendedora, Natália Rezende abordou o tema: “O empreendedorismo digital como norteador de novos futuros para as mulheres”. Ainda, a psicóloga e professora, Michelle Zukowski falou sobre o assunto: “O impacto psicológico e a necessidade de mulheres em espaços de poder”.

Para Izabella, espaços que dão voz às mulheres são fundamentais. “A gente ainda tem muito preconceito, muitas barreiras, muitos desafios para enfrentar, um espaço como este, público, é um passo muito importante e necessário para nós mulheres”, disse. Michelle também enfatizou a importância da discussão de temas voltados para as mulheres: “A mulher tem o direito de ocupar espaços de poder, de ter sua própria voz e falar sobre o que ela precisa ao invés de deixar outras pessoas falarem por ela”, enfatizou.

A palestrante Natália abordou sobre o empreendedorismo digital como um caminho para mulheres que buscam ressignificar suas vidas. “Trazer à tona pautas como essas na semana do Dia da Mulher é fundamental. Situações de vulnerabilidade social existem, e a gente precisa, mesmo que comemorando todos os ganhos que tivemos, precisamos ainda tocar em alguns assuntos e melhorarmos ainda mais”, afirmou.

Feira das Manas

Uma participação muito especial no evento, à convite do deputado, foi da Feira das Manas. As feirantes puderam expor seus produtos no hall do auditório da Assembleia. A Dona Ana Maria de Oliveira, representante da feira, agradeceu o convite e lembrou sobre a necessidade da mulher em ser mais valorizada e incentivada por parte dos representantes. A artesã, Albânia Lira, também teve a oportunidade de explicar um pouco sobre o trabalho que é realizado pelas mulheres na feira.

(Foto: Talita Gregório)