Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), Tocantins Parcerias, Universidade do Tocantins (Unitins), Prefeitura de Augustinópolis e demais membros do consórcio responsável pelos estudos, trocaram informações relevantes quanto ao planejamento das etapas de construção, implementação e manutenção da nova estrutura universitária. 

O workshop de apresentação do projeto para o campus da Unitins em Augustinópolis, ocorreu virtualmente nessa quarta-feira, 15.

Durante a condução do workshop foi apresentado um diagnóstico estratégico a fim de mostrar que todas as premissas relacionadas à construção do campus estão sendo alinhadas às diretrizes do Governo do Tocantins, da Universidade e do município.

Hoje o campus da Unitins em Augustinópolis ocupa dois prédios locados que comportam aproximadamente 900 acadêmicos. Com a implementação do projeto, a previsão é de que a nova estrutura possa atender uma média de 3 mil acadêmicos, favorecendo a ampliação e interiorização do acesso à educação na região do Bico do Papagaio, além de expandir a oferta dos cursos.

Para o secretário de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson, o workshop foi muito positivo no sentido de permitir o ajuste necessário entre os diversos setores envolvidos no projeto. “Todos possuem importância fundamental para que cada fase, do planejamento à construção e implementação do campus, possa ser desenvolvida com sucesso”, afirmou.

A partir das informações e sugestões alinhadas durante o workshop, será possível melhorar a pré-viabilidade financeira e consolidar o relatório técnico para dar continuidade às próximas etapas.

Segundo a diretora de Parcerias Público-Privadas (PPP) da Tocantins Parcerias, Kelly Barreto, “nesta fase do projeto, a consistência dos dados é fundamental para embasar um diagnóstico do cenário atual e do projetado para a Universidade nos próximos anos, bem como mapear eventuais riscos", reforçou.

O Projeto de construção do campus da Unitins em Augustinópolis possui importância estratégica para o desenvolvimento do Estado e pode se tornar a primeira Parceria Público Privada (PPP) Universitária do país.