Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

No Brasil, a obesidade é considerada um problema de saúde pública que, de acordo com a Ministério da Saúde, atinge mais da metade da população (55,7%). Segundo a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2025, 2,3 bilhões de adultos estarão acima do peso e mais de 700 milhões serão obesos no Brasil. Essas pessoas têm mais chances de ter uma série de outras doenças, como diabetes, hipertensão, AVC, entre outras.

Segundo o levantamento “Vigilância de Fatores de Risco e Proteção Para Doenças Crônicas Por Inquérito Telefônico 2021”, só na Capital Palmas 19,5% das pessoas são obesas. O problema é que manter uma rotina saudável, com exercícios físicos e uma alimentação balanceada, muitas vezes não garante que a pessoa consiga perder peso. Isso porque a obesidade é uma doença crônica, que é causada por vários fatores que fogem da força de vontade do indivíduo. A genética, o metabolismo, a situação socioeconômica e as condições emocionais também são responsáveis, entre outras coisas, pelo número que aparece na balança.

Como se trata de uma doença complexa e multifatorial, o ideal é sempre procurar ajuda médica na hora de iniciar o processo de emagrecimento, é o que explica o médico Dr. Alex Barros, que trabalha a mudança de estilo de vida e o emagrecimento. “Muitas vezes a pessoa ou não vai conseguir emagrecer sozinho ou até vai conseguir, mas as custas da saúde dele. Daí a importância de ser acompanhado por um especialista. Assim é possível diagnosticar, através de exames, as condições ligadas ao metabolismo e à ingestão de nutrientes que podem estar dificultando o emagrecimento. A partir daí, se for preciso, entramos com medicação e suplementos que vão ajudar o paciente”, orienta o médico.

“O estereótipo que liga pessoas obesas a preguiça ou desleixo não só não é verdadeiro, como ainda faz com que muita gente se culpe por não emagrecer e não procure um médico”, acrescenta Dr. Alex. Segundo ele, o especialista também realiza o encaminhamento para o nutricionista onde será montado um cardápio especial para o paciente que considere as suas condições já diagnosticadas no consultório médico. Além disso, a associação da mudança da alimentação à prática de atividades físicas é muito indicada inclusive para evitar o reganho de peso. (Precisa AI)