Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) reforça que sempre é possível retomar sonhos e projetos. Neste mês de março, um adolescente da Unidade de Semiliberdade (USL) Masculina de Palmas, conseguiu galgar sucesso, sendo selecionado para através da inscrição no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), utilizar a sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL), a fim de cursar Direito.

Essa conquista foi possível graças ao reforço escolar da equipe pedagógica e dos professores da Escola Mundo Sócio do Saber durante o tempo em que esteve no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas. 

O chefe da USL, Júlio César Guedes, explicou sobre o apoio e incentivo que a unidade oferece para todos os adolescentes. “O trabalho desenvolvido por nossos profissionais tem gerado vários frutos, através da motivação e conscientização da importância do desenvolvimento como cidadão. Um dos pilares para esse desenvolvimento é o estudo, pois além de gerar oportunidades potencializa as capacidades desses adolescentes”, afirmou.

É importante ressaltar que na mesma semana, por meio de parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Integração (Renapsi), o adolescente também foi selecionado para uma vaga de emprego no Programa Jovem Aprendiz. “Esse processo de crescimento tem sido constantemente trabalhado pela equipe de servidores da Unidade de semiliberdade, para gerar resultados na vida dos socioeducandos, tendo assim uma evolução notável e um futuro promissor”, concluiu o chefe da unidade.

Uma nova fase

O estudante que será bolsista em uma faculdade particular da capital, está empolgado e motivado. “Eu me sinto muito feliz e realizado, era meu sonho, pois sempre quis ter um emprego para conseguir minha independência, sonhava em fazer um curso e exercer um trabalho no futuro, essa oportunidade me ajudou bastante a chegar lá. Quero fazer o curso de direito, para que no futuro eu possa me tornar um advogado ou quem sabe um juiz”, finalizou.