Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) disponibilizou sete policiais penais que atuam nas forças de segurança da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) designados para atuarem em Natal, capital do Rio Grande do Norte, a fim de fazer parte da Força de Cooperação Penitenciária (Focopen) contra atos criminosos no estado. 

Os policiais penais estão à disposição desde o dia 15 de março e compõem a missão policiais penais, gopeanos do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope), um servidor da Inteligência e outro da Superintendência de Administração Penitenciário e Prisional.

Para o secretário da Seciju, Deusiano Amorim, a união de esforços torna os resultados positivos em prol da segurança da população. “Nosso governador Wanderley Barbosa tem como prioridade a segurança e a união das Forças de Segurança, assim sendo, sempre que se fizer necessário, estaremos prontos a colaborar com nossos melhores esforços, o que garantirá a resolução”, afirmou.

O superintendente dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Rogério Gomes, agradeceu pelo empenho dos servidores. "Nós, policiais penais, estamos dispostos a ajudar. Agradeço pelo compromisso de cada servidor e reafirmo nosso trabalho árduo para melhorar e fortalecer cada vez mais os mecanismos necessários para a segurança da população”, disse.

O Gopeano, Wenderson Ribeiro, sintetizou a satisfação em poder atuar nesta ação. “Estamos orgulhosos por estarmos contribuindo para a segurança da população do estado do Rio Grande do Norte. Deixamos aqui nosso agradecimento aos nossos gestores pela confiança em ceder os policiais penais para esta missão, em consonância com as decisões o nosso governador, cooperando com outros estados da nossa federação”, concluiu.

Estratégia e efetividade

O chefe de operações, Cléber Solano, explicou que a missão dos intercambistas tocantinenses têm foco na intervenção e o contato com outros policiais permitindo grandes ganhos. “Vários estados estão mandando seus profissionais, e essa troca de experiência permite que todos possam ampliar suas expertises, crescendo e melhorando”, afirmou.