Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em busca de melhorar a saúde e a condição de vida dos tocantinenses, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) trabalha neste mês de abril uma campanha de incentivo para a prevenção da hipertensão arterial, doença silenciosa e que atualmente acomete 340.063 pessoas no Tocantins, segundo dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). 

As ações da campanha começaram nesta quinta-feira, 13, com uma oficina online, realizada em parceria com o Ministério da Saúde (MS), com os 139 municípios, para o fortalecimento das ações de cuidado às pessoas com hipertensão arterial e diabetes mellitus.

Presente em todas as faixas etárias, a ‘pressão alta’, como é conhecida popularmente, tem sua importância fortalecida pelo Dia Nacional da Hipertensão, celebrado no dia 26 de abril. A data foi instituída como forma de alertar a população sobre os hábitos de vida e cuidados com essa doença que na maioria das vezes é silenciosa.

Na orientação aos 139 municípios, a SES-TO chama a atenção sobre a importância do estímulo para a realização de exames de rotina, fortalecimento do autocuidado e o tratamento adequado, bem como a necessidade de diagnóstico precoce.

Segundo a enfermeira, técnica da Área Técnica de Hipertensão e Diabetes da SES-TO, Wanira Brito Soares, o número de pessoas com hipertensão no Tocantins é considerado bastante elevado. "O que mostra uma questão preocupante no cenário nacional, que como sabemos tem influência demográfica e epidemiológica, mudanças nos padrões alimentares, sedentarismo da vida moderna, entre outros. E outra preocupação é com relação às pessoas que não sabem que estão com a doença, pois às vezes ela inicia silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas”. (O número não foi informado pela Saúde). 

Para mudar esse cenário, “a SES–TO tem inserido no seu Plano Anual de Saúde em 2023, ações voltadas para o fortalecimento das ações do cuidado das pessoas com hipertensão arterial junto aos municípios como, monitoramento do indicador de desempenho para hipertensão arterial, assessorias online e presencial, oficina de qualificação dos trabalhadores da Atenção Primária, considerando que os municípios são os operacionais dos programas e ações de cuidado ao paciente”, acrescentou Wanira Brito Soares.

Atendimento ao paciente

Pessoas com diagnóstico de hipertensão e que fazem tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar a unidade de saúde de referência pelo menos duas vezes por ano para acompanhamento. Na consulta, será feita a medida da pressão arterial para certificar-se de que está em níveis normais, verificando se a medicação está adequada.

É importante também que a pessoa hipertensa obtenha a medicação de controle, que é entregue de forma gratuita, na Farmácia Popular do Brasil. Para isso, basta apresentar o receituário médico do SUS, particular ou de convênios.

Dicas de prevenção

• Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;

• Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;

• Praticar atividade física regular;

• Aproveitar momentos de lazer;

• Abandonar o fumo;

• Moderar o consumo de álcool;

• Evitar alimentos gordurosos;

• Controlar o diabetes e

• Manter uma alimentação saudável.

Programação

- 24 a 27 de Abril – assessoria presencial nos municípios de Tabocão e Colméia sobre os cadastros e acompanhamentos dos pacientes hipertensos e diabéticos da região.

- 28/04 - Ação para servidores da saúde em alusão ao Dia 26/04 (Dia Nacional de Conscientização da Hipertensão Arterial).