Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tocantinense Gustavo Gama irá chefiar a delegação do Brasil que participará do primeiro Congresso de Juventudes Latino-americanas e do Caribe (Conjuve-LAC) que ocorrerá em Honduras, na América Central, reunindo líderes de Conselhos Nacionais de Juventude e órgãos similares de diversos países da América Latina.

O Encontro começa no dia 15 de abril e tem por objetivo estreitar os esforços para modernizar da Participação Social e a cooperação em prol das políticas públicas de juventude nos Países. Ao todo, a delegação do Brasil terá 6 representantes, tendo como sede a cidade de Tegucigalpa, capital de Honduras.

Para o secretário Geral do Conselho Nacional da Juventude, Gustavo Gama, o evento terá uma relevância ímpar: “É um momento importante onde estamos reapresentando o Brasil para o mundo. Particularmente, no Conjuve-LAC, teremos representantes da participação social de diversos lugares das Américas, vamos apresentar o atual momento do Governo Federal e o fortalecimento da participação social.”, pontuou o secretário-geral.

Conselho Nacional da Juventude

O Conjuve é a plataforma oficial de representação juvenil do Brasil. Ele foi criado em 2005 pela Lei 11.129, (que também instituiu a Secretaria Nacional da Juventude e o Projovem) como órgão autônomo para fortalecimento da participação e controle social da política de juventude e reúne algumas das principais organizações, movimentos sociais e lideranças juvenis do país, além de representantes do Poder Público.

Entre as suas atribuições está a de formular e propor diretrizes da ação governamental voltadas à promoção de políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens, articular, engajar e mobilizar redes e organizações juvenis e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais. Conjuve-LAC

O Primeiro Congresso de Juventudes Latino-americanas e do Caribe (Conjuve-LAC) constitui de maneira inédita um espaço oficial de participação e incidência dos Conselhos Nacionais de Juventude dos países da América Latina e do Caribe, no qual serão desenvolvidas uma série de atividades de participação, diálogo e construção de uma Agenda Latino-americana e Caribenha de Juventude.

O Conjuve-LAC acontecerá entre os dias 15 a 17 de abril de 2023, em Tegucigalpa - Honduras, e foi encaminhado após um diálogo entre os Conselhos Nacionais de Juventude de Honduras, Colômbia, Panamá, Brasil, Costa Rica, El Salvador, México e República Dominicana. Juntamente a momentos de intercâmbio e proposição entre Conselhos, está prevista uma agenda oficial com a Presidência da República do País anfitrião.