Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Considerado um dos espaços mais importantes do mundo na discussão de políticas públicas para a juventude, o Fórum Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (Ecosoc) acontecerá de 25 a 28 de abril, em Nova York, na sede das Organizações das Nações Unidas, onde líderes jovens de todo o planeta debatem e propõem ações para as políticas adotadas pela Organização das Nações unidas (ONU). Nesta edição, pela primeira vez um jovem Tocantinense compõe a comitiva oficial do Governo do Brasil, que será representado pelo secretário-geral do Conselho Nacional da Juventude, Gustavo Gama.

Compõe a comitiva ainda mais quatro autoridades que representarão o Governo Brasileiro na Organização das Nações Unidas.

Para o secretário-geral o momento é de retomada da imagem do Brasil no exterior. “Vamos apresentar um novo Brasil para todos os principais líderes de juventudes do mundo, garantir a retomada de uma política de Estado, que beneficie 50 milhões de jovens Brasileiros e projete o Brasil para o desenvolvimento social”, destaca Gustavo.

O Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (Ecosoc) é um Órgão intergovernamental, composto por 54 Estados eleitos pela Assembleia Geral, bem como tem a responsabilidade de coordenar o trabalho econômico e social de todas as instituições que pertencem ao Sistema das Nações Unidas, das agências Especializadas e da própria ONU. As sessões são acompanhadas por membros do alto escalão da Organização, além de membros do setor empresarial e de organizações da sociedade civil de diversos países e pela chefia de Governos Nacionais do mundo inteiro.

O Encontro tem por objetivo estreitar os esforços para modernizar da Participação Social e a cooperação em prol das políticas públicas de juventude nos Países. Para o secretário Gustavo Gama, o evento terá uma relevância ímpar. “É um momento importante onde estamos reapresentando o Brasil para o mundo. Particularmente, no Ecosoc, teremos representantes da participação social de diversos lugares das Américas, vamos apresentar o atual momento do Governo Federal e o fortalecimento da participação social.”, pontuou o Secretário-Geral.

Conselho Nacional da Juventude

O Conjuve é a plataforma oficial de representação juvenil do Brasil. Ele foi criado em 2005 pela Lei 11.129, (que também instituiu a Secretaria Nacional da Juventude e o Projovem) como órgão autônomo para fortalecimento da participação e controle social da política de juventude e reúne algumas das principais organizações, movimentos sociais e lideranças juvenis do país, além de representantes do Poder Público. Entre as suas atribuições está a de formular e propor diretrizes da ação governamental voltadas à promoção de políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens, articular, engajar e mobilizar redes e organizações juvenis e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.

ECOSOC 

O United Nations Economic and Social Council (Ecosoc) Youth Forum é uma plataforma onde jovens de todo o planeta debatem e propõem ações para as políticas adotadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). As sessões são acompanhadas por membros do alto escalão da Organização, além de membros do setor empresarial e de organizações da sociedade civil de diversos países. Conforme disposto pela Lei N° 11.129/2005, estão entre as atribuições do Conselho Nacional da Juventude a proposição de iniciativas e o intercâmbio de boas práticas referenciadas não apenas por experiências desenvolvidas no Brasil, mas embasadas também pelo diálogo de âmbito internacional. Neste sentido, e em especial diante do cenário de retomada da mobilização internacional da Secretaria Nacional da Juventude, o Conjuve foi convidado a compor a delegação oficial do Brasil no evento, o que além de refletir sua participação histórica em diversas edições do Youth Fórum, reitera sua legitimidade enquanto plataforma de representação das juventudes brasileiras e agente qualificado para a discussão de perspectivas para as políticas públicas de juventude nos níveis nacional e global.