Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os cerca de dois mil candidatos que disputam as 132 vagas para professor efetivo da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) farão prova nesse domingo, 16, em Palmas. Os portões do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), na Avenida Teotônio Segurado, serão fechados pontualmente às 8 horas. As provas terão início às 8h10 e serão encerradas às 12h10, totalizando quatro horas de duração. Veja aqui o edital com locais de prova e relação de alunos por sala.

O candidato deverá comparecer ao local de prova com documento de identidade original e caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente. Além disso, é fundamental que os candidatos cheguem com antecedência.

Após o fechamento dos portões e antes do início das provas, a comissão responsável pelo concurso fará o sorteio do tema da prova escrita. A avaliação corresponde à primeira fase do certame, com caráter eliminatório e classificatório.

O candidato deverá elaborar um texto dissertativo para o tema sorteado, e esse deverá ter, no máximo, 160 linhas e em Língua Portuguesa. A banca avaliadora dará notas quanto ao domínio do assunto sorteado (Peso 5); à clareza, precisão da linguagem e objetividade do tema sorteado (Peso 3); e ao uso de linguagem técnico científica adequada ao tema sorteado (Peso 2).

“Está tudo preparado, o certame está acontecendo na devida regularidade e a gente tem a certeza do sucesso dessa aplicação das provas”, informa o reitor da Unitins e presidente da Comissão Organizadora do Concurso, Augusto Rezende.

Os três candidatos melhor classificados para cada vaga avançarão para a segunda etapa do concurso, que consistirá em prova didática e comprovação de títulos e experiência, com previsão de realização 120 dias após a primeira fase. A posse dos professores aprovados está prevista para o fim de 2023.

Concurso

O profissional aprovado terá que cumprir a carga horária de 20 ou 40 horas semanais com remuneração mensal de R$ 4.502,16 até R$ 10.554,12.

As vagas ofertadas são para ocupação imediata nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Letras, Medicina, Pedagogia, Serviço Social, Sistemas de Informação e Tecnologia em Gestão do Agronegócio.  Esse é o primeiro concurso para docentes realizado pela Universidade que contempla todos os campus - Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso.