Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A ex-senadora Kátia Abreu (PP/TO), acompanhada do marido Moisés Pinto Gomes, participou nesta segunda-feira, 24, em Portugal, da cerimônia de entrega do Prêmio Camões, o mais importante da literatura de língua portuguesa, em que o cantor, compositor e escritor brasileiro Chico Buarque, 78 anos, foi agraciado. 

Nas redes sociais, Kátia compartilhou fotos com outras autoridades presentes no evento: com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. 

Chico recebeu o prêmio quatro anos depois de tê-lo ganhado, em 2019. A demora justifica-se por recusa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em assinar a documentação para que o artista recebesse o diploma. 

Fineza

Nesta segunda, ao receber a honraria, Chico Buarque disse que Jair teve a rara fineza de não sujar o prêmio Camões.  "Deixando o espaço em branco para o nosso presidente Lula assinar. [...] Foram quatro anos de um governo funesto, que duraram uma eternidade - o tempo parecia andar para trás", disse o escritor. 

Em seu discurso, o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, fez questão de criticar a ex-gestão pela recusa. "Hoje, para mim, é uma satisfação corrigir um dos maiores absurdos cometidos contra a cultura brasileira nos últimos tempos. Digo isso porque esse prêmio deveria ter sido entregue em 2019 e não foi. Todos nós sabemos por quê", declarou Lula.

(Kátia Abreu e o marido Moisés Gomes na cerimônia do Prêmio Camões, em Portugal)