Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O evento vai discutir as estratégias sobre prevenção a incêndios florestais na APA Serra do Lajeado

O evento vai discutir as estratégias sobre prevenção a incêndios florestais na APA Serra do Lajeado Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves O evento vai discutir as estratégias sobre prevenção a incêndios florestais na APA Serra do Lajeado O evento vai discutir as estratégias sobre prevenção a incêndios florestais na APA Serra do Lajeado

O manejo do fogo, a queima controlada e queima prescrita na área da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado e no seu entorno serão alvos nesta sexta-feira, 5, às 19 horas, de um Diálogo no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Taquaruçu para discutir as estratégias sobre prevenção a incêndios florestais.

O evento integra as ações do calendário do Manejo Integrado do Fogo (MIF), executado pelas Unidades de Conservação estaduais sob gestão da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). As ações do MIF ocorrem em toda a APA Serra do Lajeado e contam com articulação de diversos atores da sociedade. No evento desta sexta-feira, o Movimento Vida Viva Taquaruçu provocou as instituições e está fazendo a mobilização para que a comunidade participe do evento.

A Supervisora da APA Serra do Lajeado, Camilla Oliveira Muniz, informa que toda a comunidade é bem-vinda, especialmente os moradores de Taquaruçu, proprietários de atrativos e de empreendimentos na região; chacareiros, pequenos, médios e grandes proprietários rurais. Também foram convidados a participar a Defesa Civil do Estado e do município de Palmas, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas e outras instituições ligadas ao tema.

Camilla Oliveira adiantou que durante o evento serão apresentadas as ações do Naturatins e esclarecido aos presentes sobre a importância da adoção de medidas efetivas, diretas ou indiretas para prevenir os grandes incêndios que ocorrem a partir do mês de julho. Ela reforça que o momento ideal para fazer o manejo de fogo, seja queima controlada ou prescrita, é agora, nos meses de maio e junho.

Queimas

A Supervisora lembra que a queima prescrita é exclusiva das Unidades de Conservação (UCs). Ela explica que a queima prescrita é protetiva e pode ocorrer Áreas de Preservação Permanente APP e topos de morro. A queima controlada, por sua vez, é a de manejo produtivo, sendo realizada em pastos, restos de culturas e, mesmo sendo em UCs. Camilla explica que, mesmo sendo realizada em UCs ou não, os proprietários têm que emitir a autorização no Sistema Eletrônico Integrado de Gerenciamento Ambiental (Sigam).