Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Mariana Di Pietro

Foto: Mariana Di Pietro

O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou nessa segunda-feira, 8, de um encontro entre o Grupo de Ministros da União Europeia e os membros do Fórum Nacional de Vice-governadores do Brasil. O evento aconteceu em Brasília/DF, na sede da embaixada da União Europeia (UE), com o objetivo de fortalecer o diálogo sobre oportunidades de negócios entre os Estados e os países membros da UE. 

O vice-governador Laurez Moreira considerou a reunião como uma oportunidade para apresentar à comunidade internacional o potencial do Tocantins. "Tivemos uma bela reunião com os países membros da União Europeia discutindo diversos assuntos que podem despertar essa comunidade para investir no nosso Estado, devido a todo o potencial que temos para atender demandas que são de interesse de países europeus”, destacou.  

Dentre as oportunidades de negócios citadas destacam-se aquelas que são voltadas para o agronegócio, energias renováveis e crédito de carbono. No encontro, Laurez Moreira destacou que esses são segmentos para os quais o Tocantins dispõe de alto potencial produtivo, o que coloca o estado em posição favorável para a inserção de novos negócios no mercado europeu. 

O secretário Extraordinário de Representação em Brasília, Carlos Manzini, destacou que o evento faz parte de uma estratégia de internacionalização dos potenciais do Tocantins. “Buscar oportunidades de investimentos em mercados internacionais é uma das propostas do governador Wanderlei Barbosa para desenvolver a economia do Estado. Essa aproximação com a União Europeia é uma das iniciativas, dentre outras, que já estão em andamento e que, em breve, vão gerar retornos para o estado”, afirmou.

Fórum de Vice-governadores

O coordenador do Fórum, Victor Borges, informou que o encontro fortalece propostas comerciais que estão em andamento. "Há uma proposta de acordo, que vem se arrastando há muito tempo, entre o Mercosul e a União Europeia, que pode gerar novos negócios. Sabemos que depende do Governo Federal, mas essa conversa é mais um passo para fortalecer a proposta, pois é uma contribuição dos Estados, na figura dos vice-governadores, para que o acordo possa se concretizar”, afirmou.