Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ascom PMTO

Foto: Ascom PMTO

A Operação Canguçu, responsável pela busca e captura dos suspeitos de integrarem a quadrilha que tentou assaltar a sede de uma empresa de transporte de valores em Confresa/MT - fato ocorrido dia 9 de abril -, contabiliza 18 mortes e dois presos. Outros três estão detidos por envolvimento com o apoio logístico. Nesta segunda-feira, 15, completa-se 35 dias que a Polícia Civil e a Polícia Militar do Tocantins (PM/TO) atuam em conjunto com outras forças de segurança na busca pelos suspeitos. 

De acordo com informações atualizadas pela PM/TO, a 18ª morte ocorreu no sábado, 13, após novo confronto. Na ocasião, um indivíduo foi alvejado, sendo posteriormentelevado para o Hospital de Marianópolis, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele, segundo a Polícia, foi apreendido um Pistola Cal. 9mm modelo PT 92 AFS-D.

O confronto aconteceu por volta das 15h, em ambiente de mata, próxima à fazenda Terra Boa e o Assentamento Barranco do Mundo, em Pium. Tudo foi possível, de acordo com a polícia, após denúncia de populares que um homem trajando uma camisa do Flamengo e levando consigo um saco, teria sido avistado ao tentar se esconder no interior da área de mata daquela proximidade. "Ao averiguar a situação, as equipes em patrulhamento foram confrontadas com disparos de arma de fogo", informou a PM/TO. 

Apreensões

Ao longo da operação, além da pistola do último confronto, foram apreendidas 18 armas, dentre elas dois fuzis .50 e 11 AK-47, carregadores, milhares de munições, coletes balísticos, capacetes balísticos, materiais explosivos e detonadores, além de coturnos, luvas, joelheiras, cotoveleiras, balaclavas e mochilas.

Forças policiais de cinco estados (TO, MT, GO, PA e MG) compõem uma força-tarefa com quase 350 agentes.

Orientação 

A Polícia Militar do Tocantins mantém a orientação para que a população que reside no local evite, por enquanto, o deslocamento, sobretudo na Rodovia TO-080 e em suas proximidades, devido a suspeita de presença na região dos criminosos que permanecem foragidos e em posse de armamentos de grosso calibre.