A Polícia Militar do Tocantins realiza desde a tarde dessa segunda-feira, 10, uma Operação de Busca e Captura com o apoio da Polícia Civil do Tocantins, Polícia Federal e as Polícias do Mato Grosso, Goiás e Pará, com o objetivo de capturar parte da quadrilha que tentou assaltar a sede de uma empresa de transporte de valores em Confresa/MT, no domingo, 9, e se deslocou para o Tocantins.
As equipes estão dispostas em locais estratégicos e realizam o cerco na zona rural da cidade de Pium e região, onde os criminosos possivelmente estão escondidos.
Ainda nessa segunda-feira, 10, as equipes entraram em confronto com os criminosos, por volta das 19h, sendo que um dos indivíduos foi atingido e veio à óbito. Durante a ação os policiais apreenderam duas armas de fogo, calibre 50, munições, capacetes e coletes balísticos, além de um motor de popa e gasolina, no local onde o indivíduo estava escondido. Todo material foi apreendido. A perícia e Instituto Médico Legal estão no local realizando seus trabalhos.
A Polícia Civil enviou equipes da 1ª e da 6ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEICs de Palmas e Paraíso do Tocantins) e do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE) para acompanhar o cerco montado pelas Polícias Militares do Tocantins e do Mato Grosso aos criminosos e vai atuar nos trabalhos que competem à polícia judiciária.
A Polícia Militar orienta a população que reside no local que evite, por enquanto, o deslocamento, sobretudo na rodovia TO-080 e vicinais adjacentes no raio de 50km do entorno de Paraíso do Tocantins.
Novo Cangaço
No domingo, a quadrilha, que seria a mesma que está no Tocantins, estava armada com fuzis e aterrorizou a cidade de Confresa na modalidade conhecida como "novo cangaço". Eles invadiram uma empresa de transporte de valores e uma base da PM na cidade. Os criminosos ainda passaram pelas ruas da cidade atirando e provocando medo na população.