Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

 Wallyson com a irmã Elysa

Wallyson com a irmã Elysa Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal  Wallyson com a irmã Elysa Wallyson com a irmã Elysa

O araguatinense Wallyson Teles dos Santos tem apenas 13 anos, mas conseguiu salvar a vida da irmã de dois anos. Quando Elysa Teles do Santos engasgou-se, ele usou técnica que aprendeu nas aulas do Programa Educacional Bombeiro Mirim (PROEBOM) promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, por meio da 3ª Companhia de Araguatins.

"Meu salão fica do lado de casa. Na semana do dia das mães eu estava muito ocupada. Então, quando Wallyson chegou da escola eu pedi que ele desse o almoço (ovo cozido com arroz) para a Elysa e ficasse sempre ao lado dela. Eu estava em atendimento no salão quando ele chegou com a neném no colo contando o que havia acontecido, e todo o procedimento que ele fez para tirar ela do engasgo", contou a mãe Eva dos Santos Lima, 34.

Segundo Wallyson, a irmã estava com os olhos vermelhos, arregalados e colocando a mão na garganta (sinal de engasgo). Imediatamente ele se ajoelhou e executou a manobra de Heimlich (compressão abdominal), fazendo com que o ovo cozido saísse das vias aéreas. Com a técnica, a criança voltou a respirar normalmente. 

"Eu fiquei muito feliz com a atitude do meu filho, e agradecida a Deus pela oportunidade dele ter aprendido essa manobra no curso do Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiros, que possibilitou salvar a vida da irmã dele", disse a mãe aliviada. Segundo Eva, quando Wallyson chegou, Elysa já estava bem, não apresentava sinais de anormalidade", ela já estava muito bem, mas ficamos o dia observando se teria alguma alteração", contou. 

"O Wallyson é um aluno muito esperto e interessado, sempre atento nas aulas e dedicado, aprendeu a técnica e conseguiu salvar a irmã. É uma sensação de dever cumprido. A gente está aqui pra ensinar, essas técnicas são simples e poderiam ser ensinadas na escola, pois são procedimentos que todo mundo consegue fazer, e faz a diferença. Me sinto feliz e orgulhoso por eles estarem aprendendo e executando em situações reais, evitando tragédias aconteçam”, orgulha-se o cabo Jeferson Martins Mouta Magalhães, instrutor do Programa Bombeiro Mirim de Araguatins.

 Bombeiro Mirim

O projeto Bombeiro Mirim está com turmas nas cidades de Palmas, Gurupi, Araguaína, Porto e Araguatins, e atende crianças com idade entre 12 e 14 anos. O objetivo do Corpo de Bombeiros Militar com o projeto é interagir com a comunidade, na base de formação das crianças, adolescentes e suas famílias, inserindo os valores da ética e cidadania, o respeito à pluralidade cultural, a valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde e inserção do aluno no mundo globalizado de forma consciente e crítico-transformador.

Os alunos ainda recebem instruções com temas relacionados ao dia a dia do Corpo de Bombeiros Militar, como teorias e práticas de primeiros socorros, entre outros.