Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/TO), disse durante a abertura da 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023) nesta quinta-feira, 18, em Palmas/TO, que a Operação Canguçu - responsável pela busca e captura dos suspeitos de envolvimento na tentativa de assalto a uma empresa de valores em Confresa, Estado do Mato Grosso -, foi "limpeza urbana". 

"O Brasil precisa ser pacificado. E como dizia o Fraga, o que aconteceu aqui não foi uma operação policial, foi limpeza urbana. Bandido quando não é na cadeia, é no lugar onde essa operação deixou", comentou Lira. 

A operação canguçu resultou em 18 mortos. Nessa quarta-feira, 17, a Polícia Militar do Tocantins informou sobre o encerramento da 1ª fase.

Arthur Lira estava acompanhado do governador Wanderlei Barbosa, e de outras autoridades. 

Operação Canguçu 

Além das mortes, a Operação Canguçu resultou na prisão de dois indivíduos e outros três suspeitos estão detidos por suposto envolvimento com o apoio logístico aos criminosos capturados. Ao longo da operação foram apreendidos armamentos, dentre eles fuzis .50 e 11 AK-47, carregadores, milhares de munições, coletes balísticos, capacetes balísticos, materiais explosivos e detonadores, além de coturnos, luvas, joelheiras, cotoveleiras, balaclavas e mochilas.

De acordo com a PM/TO, será mantida a 2ª fase da Operação, com barreiras e bloqueios, além do serviço de inteligência que atuará para identificar criminosos que possivelmente deram apoio ao restante da quadrilha.