Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Erlene Miranda

Foto: Erlene Miranda

Na quinta-feira, 18, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e as equipes do Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) e o Serviço de Referência no Atendimento de Crianças em Situação de Violência no Tocantins (Savi) do Hospital Geral de Palmas (HGP) realizaram uma ação alusiva à data.

O momento contou com participação musical, falas dos representantes dos serviços, sobre o que é prestado na unidade. “Trabalhar essa temática não é fácil, e aproveitamos a data para reunir parceiros em prol dessa causa. Além de divulgar que o hospital dispõe desse serviço, que é referência no Estado”, afirmou a coordenadora do Savis, Sâmia Chabo.

“O abuso sexual contra crianças e adolescentes é crime e deixa grandes consequências na vida da vítima. Orientamos que os responsáveis observem a mudança de comportamento da criança, emocionais, o desempenho escolar, se voltou a ter regressões no que tange ao comportamento ou falta de motivação. Não se omita, denuncie", afirmou a responsável pelo Savi, Camila Coelho Bittar.

Atendimentos

Em 2022, a equipe do Savis atendeu nove crianças, na faixa etária de 0 a 9 anos e 235 na faixa etária de 10 a 19 anos. Já de janeiro a abril de 2023, foram nove atendimentos na faixa etária de 0 a 9 anos e 71 na faixa etária de 11 a 20 anos.

Dados do Savi, apontam que de janeiro a dezembro de 2022 foram registrados 303 atendimentos. Destes, 64,4% foram do sexo feminino e 35,6% do sexo masculino. Do total, 39% estavam na faixa etária de 5 a 9 anos. 35% estavam entre 1 a 4 anos, de 10 a 12 anos foi de 18,7% e na faixa etária de menos de 1 (um) ano ficou com 7,3%.

O tipo de violência que se destacou foi a violência sexual com 47,8% seguida pela negligência com 40,9%, logo depois a violência física com 7,9% e a psicológica com 7,5%. O documento cita que mais de 77% dos atendimentos de violência sexual indica que pessoas conhecidas foram os supostos autores como pais, amigos e padrastos aparecem em destaque entre os suspeitos.

Sobre a Data

A data criada é devido ao ‘Crime Araceli’, onde uma menina de oito anos de idade teve seus direitos humanos violados e foi cruelmente assassinada no ano de 1973, em Vitória (ES). Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00.

Savi e Savis

O Serviço de Referência no Atendimento de Crianças em Situação de Violência no Tocantins (Savi) atende somente crianças, antes de completar 12 anos, vítimas de todos os tipos de violência.

Já o Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) atende pessoas em situação de violência sexual, homens ou mulheres de todas as faixas etárias.

As unidades do Savi e Savis ficam nas unidades hospitalares da SES-TO. Atualmente, há um SAVI, localizado no Hospital Geral de Palmas (HGP) e quatro Savis: no Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG), Hospital e Maternidade Tia Dedé (HMTD) e Hospital Regional de Gurupi (HRG).