Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para comemorar os sete anos de atuação na cidade, o Projeto 42, vai realizar nesse domingo, 21, um dia inteiro de ações e atrações, na praça da quadra 405 norte (arno 42), que vão desde inscrições para aulas de hip hop e balé, até a batalha de rima com videoclipe completo para o vencedor. 

Com intuito de arrecadar verba para a continuação das ações solidárias e trazer um momento de lazer no sétimo ano de atuação, o evento começa pela manhã, às 8 horas, com um campeonato de futebol feminino, que ainda tem inscrições abertas, por R$ 5,00 e um quilo de alimento por atleta. 

Logo em seguida será servida a galinhada solidária, onde o dinheiro arrecadado será convertido para a compra de som para as aulas de Hip Hop, balé e reforço que são oferecidas à comunidade pelo projeto. O ingresso custa apenas R$ 15,00 por pessoa e pode ser adquirido com qualquer um dos organizadores ou voluntários do projeto.

À tarde será preenchida pelas rodas de debate, já conhecida pelos participantes do projeto como Papo Reto, com artistas locais e voluntários das ações, para falar mais sobre a cultura na cidade, trabalho voluntário, vivência hip hip e outros assuntos relevantes para os moradores locais. 

A partir das 17 horas, o evento de divide em vários momentos, onde vai acontecer o varal solidário, com doação de roupas para a comunidade, inscrições para as aulas oferecidas pelo projeto, brincadeiras para as crianças presentes, atrações musicais de artista da cidade e o encontro das batalhas de rima, que vai premiar o vencedor com a produção de um videoclipe completo. 

Mais sobre o evento, compra de ingressos e outras informações procure o Instagram @projeto42pmw ou pelo telefone 63 99962-2054, falar com Regis Rodrigues, um dos idealizadores do projeto. 

Projeto 42 

O Projeto42 foi idealizado pelo cinegrafista Regis Rodrigues e cofundado pelos seus amigos Wandeson santos, Evelyn Brito, Kathy Menten e Luahr Rocha, e atua em Palmas desde 2016, fomentando a cultura hip hop e realizando campanhas de arrecadações de alimentos, roupas e brinquedos. Além da promoção de atividades culturais como batalhas de rimas, encontros de debates como o Papo Reto Projeto 42, festivais de pipa, refeições solidárias, entre outros.

“A ideia inicial  era ter um local onde podíamos treinar e ensinar algumas crianças passos de hip hop, em pouco tempo começou a nossa 1° turma de dança de rua, em menos de 1 ano já tínhamos promovido ações culturais na praça  pública, piquenique com as crianças e outras atividades  que ocupava o tempo delas aqui na nossa comunidade,  logo veio a parte social onde a maioria dos alunos comentava a falta de coisas básicas  em casa, como alimentação, materiais escolares, entre outras necessidades,  assim, começamos a arrecadar alimentos e montar cesta básicas”, conta Regis Rodrigues.

O projeto possui hoje 160 famílias cadastradas em situação de vulnerabilidade econômica, ajudadas pelas ações. O objetivo é promover atividades para crianças, jovens e adultos dos bairros periféricos, facilitando o acesso à cultura, através da produção de clipes de artistas periféricos, para reduzir os danos na educação e promover oportunidades para além da marginalização.