Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A fim de consultar as comunidades tocantinenses para atender com maior efetividade as demandas nos eixos de segurança, assistência social e cidadania, representante da Diretoria de Planejamento da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) esteve em Santa Fé do Araguaia, nessa quarta-feira, 24, e depois passou por Araguaína para mobilização dos servidores dos Sistemas Penal e Socioeducativo para participação da segunda etapa das consultas públicas para elaboração do Plano Plurianual (PPA) referente ao quadriênio 2024-2027.

A segunda consulta pública ocorrerá nesta sexta-feira, 26, na Escola de Tempo Integral Domingos da Cruz Machado, em Araguaína, a qual pretende receber moradores de toda a região norte do estado, compreendendo as cidades de Aragominas, Araguaína, Araguanã, Babaçulândia, Barra do Ouro, Campos Lindos, Carmolândia, Filadélfia, Goiatins, Muricilândia, Nova Olinda, Piraquê, Santa Fé do Araguaia, Wanderlândia e Xambioá.

Dessa forma, a mobilização e presença dos servidores da Pasta que executam suas atividades nessa região do estado é importante para a sugestão e votação em ações que serão desenvolvidas nas áreas do Sistema Penal, Sistema Socioeducativo, Direitos Humanos e Procon nos próximos quatro anos.

Mobilização nas unidades socioeducativas

Na tarde dessa quarta-feira, 24, a técnica da Diretoria de Planejamento e Convênios da Seciju, Shenya Ramos, esteve na Unidade de Semiliberdade (USL) de Araguaína, em seguida esteve no Centro de Internação Provisória da Região Norte (Ceip Norte), no município de Santa Fé do Araguaia, para motivar a participação dos agentes socioeducativos e explicou sobre a consulta pública do PPA, que é um instrumento importante de planejamento governamental.

"A participação dos servidores na consulta pública do PPA é extremamente importante para que o Governo consiga visualizar quais são as necessidades da população. Dessa forma, o servidor é beneficiado como morador da região e também como instrumento de execução das políticas públicas que serão votadas", sintetizou a técnica.

Unidades penais e Procon

Já na manhã dessa quinta-feira, 25, a reunião ocorreu no Procon em Araguaína para reforçar a necessidade dos gestores e servidores em comparecer às votações das ações que poderão ser prioridades ao Órgão.

"Já havia conversado com a equipe e consideramos importante o comparecimento de todos os servidores na consulta pública desta sexta-feira, pois votando em melhorias para o Procon, participamos ativamente nas decisões que estamos inseridos sendo também beneficiados", disse o gestor.

Em seguida, a mobilização ocorreu com os servidores da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG) e Unidade Penal (UP) de Araguaína que tiveram orientações sobre as votações para a promoção de políticas públicas que atendam o eixo que o Sistema Penal está inserido.

Cronograma do evento

8 horas – Credenciamento;

10 horas – Presença do governador Wanderlei Barbosa;

12 horas – Intervalo para almoço;

13h30 – Início das discussões por eixo temático e definição das prioridades de cada eixo;

16h30 – Plenária final com escolha do desafio prioritário da região;

17 horas – Encerramento.