Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Raíza Milhomem

Foto: Raíza Milhomem

Junho chegou e com ele vêm as tradicionais festas juninas. Para aproveitar os "arraiás" com toda a pompa e circunstância que a data pede é fundamental redobrar a atenção em relação à segurança evitando acidentes com fogos de artifício, fogueiras, decoração e a rede elétrica.

Ao decorar a frente de casa com bandeirinhas é recomendado colocá-las longe de postes de energia. Além disso, é importante não amarrar fios, cabos ou enfeites em postes ou fiações elétricas. “Uma das dicas que aconselhamos é a de não usar enfeites de metais e, caso queira fazer uso, que seja utilizado adereços de materiais isolantes, como borracha e silicone, para evitar o risco de condução de energia”, explica a Técnica em Segurança do Trabalho da Energisa Tocantins, Maria do Socorro Cantuaria da Silva Santos.

Ao lidar com fogos de artifício, fogueiras e demais elementos das festas juninas, é essencial tomar precauções adicionais para garantir a segurança. Além de evitar que crianças os utilizem, especialmente se estiverem desacompanhadas de um adulto responsável, também é necessário não colocar fogo na vegetação, pois ele pode atingir a rede elétrica. "Jamais solte fogos de artifício próximos à rede elétrica ou em locais inapropriados, como hospitais ou abrigos. No caso das fogueiras, é importante observar a distância em relação à rede elétrica, pois o fogo ou o calor excessivo podem danificar cabos e estruturas, causando curtos-circuitos e interrupção de energia. Quanto aos balões, recomenda-se não soltá-los, pois além de ser considerado crime, seu uso pode resultar em graves acidentes e incêndios, principalmente se caírem em áreas florestais ou subestações elétricas", alerta a técnica.

Para tornar as festividades juninas mais seguras é importante prestar atenção às instalações elétricas e adotar medidas preventivas. Evite o uso permanente, especialmente em comemorações realizadas em casa, de extensões e benjamins (conhecidos como “Ts”), pois isso pode sobrecarregar uma única tomada e resultar em curto-circuito. Além disso, é fundamental seguir algumas precauções básicas ao manusear equipamentos eletroeletrônicos, como aparelhos de som, freezers ou geladeiras. Nunca os manipule com o corpo molhado e sem utilizar calçados adequados.

Outro ponto de atenção é para aqueles que pretendem celebrar as festas juninas fora de casa, alugando um espaço ou realizando festas em locais públicos. É necessário solicitar uma ligação elétrica provisória com carga adequada para aquele evento, evitando improvisações perigosas, as conhecidas “gambiarras”. Os clientes interessados no serviço devem realizar a solicitação junto à Energisa com pelo menos 48 horas de antecedência. Caso seja necessário realizar qualquer tipo de instalação elétrica, a orientação é buscar um profissional qualificado para executar o serviço.

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Energisa por meio de um dos canais de atendimento.