Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Ruraltins

Foto: Divulgação Ruraltins

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Prefeitura de Combinado, realizaram no sábado, 3, na feira coberta do município, a 8ª edição da Feira da Agricultura Familiar. O evento faz parte da programação de aniversário da cidade, celebrado em 1º de junho, 34 anos de emancipação.

Nesta edição participaram 41 produtores da agricultura familiar dos municípios de Combinado, Lavandeira, Novo Alegre, Taguatinga, Arraias e Aurora, e a movimentação financeira, segundo a organização, foi de cerca de R$ 30 mil.

"Todos aproveitaram a oportunidade para comercializar seus produtos agrícolas e derivados. Com a exposição de produtos diversificados, como mandioca, abóbora, milho, farinha, paçoca, tapioca, rapadura, cachaça, mel, banana, mamão, cheiro verde, hortaliças em geral, bolos, doces, frangos, ovos caipiras, e artesanatos. Ações como essa fortalecem e geram mais renda para a agricultura familiar da região", destacou Bruno Urcino, supervisor regional do Ruraltins no sudeste.

Capacitação                                                                                                   

Além da feira, o Ruraltins realizou, durante a semana e antes da feira, o curso de boas práticas de manipulação, beneficiamento e comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar.

Carga horária de 16h, e ministrado pela economista doméstica, Nailde Gonçalves, o minicurso visou formar agricultores/as familiares em boas práticas de manipulação de alimentos para comercialização, além de obter melhores hábitos de higiene e aumentar as vendas dos produtos oriundos da agricultura familiar, assegurando que os mesmos cheguem aos clientes e consumidores com qualidade, e livres de contaminação.