Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Edu Fortes

Foto: Edu Fortes

A Prefeitura de Palmas decretou luto oficial de sete dias e ponto facultativo para essa quarta-feira, 5, em razão do falecimento do ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos. O decreto de número 2.388 foi publicado no Diário Oficial 3.254, da noite desta terça-feira, 4.

O decreto leva em consideração toda a trajetória política de Siqueira e sua contribuição para Palmas. "Foi o responsável pela construção da Capital Palmas, a última cidade brasileira planejada do século 20. Local em que realizou grandes obras, tais como o Hospital Geral de Palmas, o moderno aeroporto, o Projeto Orla, a ponte sobre o Lago (8 km de extensão), a Praça dos Girassóis, o Memorial Coluna Prestes, dentre outras edificações que são os principais cartões postais do Estado", é destacado. 

Considera-se ainda que a partir do primeiro mandato de Siqueira Campos como governador, o Estado saiu da total precariedade até chegar ao início de sua industrialização, com obras importantes como a interligação das principais cidades com pavimentação e os Hospitais Regionais das maiores cidades. 

É considerado ainda em decreto que Siqueira deixa não só seus familiares consternados, mas gerações. "Gerações que viram um homem forte e guerreiro desempenhar com total afinco a luta pela liberdade e desenvolvimento de nosso Estado". 

O decreto não se aplica aos serviços essenciais de saúde, de limpeza urbana, infraestrutura e iluminação pública; das unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino, por terem calendário escolar próprio; dos conselhos tutelares e outros ligados ao serviço social, que porventura mantenham sistema de plantão e de transporte coletivo público urbano de passageiros do município.

Morre Siqueira Campos, ex-governador do Tocantins