Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma missa de corpo presente, celebrada pelo arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães, encerrou o velório do ex-governador do Tocantins, Siqueira Campos, na tarde desta quarta-feira, 5, no Palácio Araguaia. Após a solenidade, uma multidão aplaudiu e cantou a canção-símbolo do Estado, "Hino ao Tocantins", de Genésio Tocantins, enquanto o caixão era levado ao carro do Corpo de Bombeiros. A seguir iniciou-se o cortejo pela Capital, em direção ao Cemitério Jardim das Acácias. 

A saída do cortejo aconteceu por volta das 17h30. Uma longa fila de veículos se formou e ao longo do trajeto, pessoas aguardavam a passagem para dar um último adeus. Um espaço com cadeiras e tendas foi montado no cemitério para a última despedida. O sepultamento foi às 18h30min. 

(Foto: Adilvan Nogueira)

Despedida

Durante todo o dia familiares, autoridades, artistas e população em geral, puderam se despedir do ex-governador. No velório, homenagens das mais diversas: artistas cantando músicas que Siqueira gostava, populares com bandeira do Tocantins e do Divino Espírito Santo, com flores simples ou buquê de girassóis em mãos (Siqueira Campos era devoto do Divino e apaixonado por girassóis). Muitos dos presentes não conseguiram segurar as lágrimas. 

Siqueira Campos morreu no início da noite dessa terça-feira, 4, aos 94 anos de idade. Ele estava internado desde o dia 29 de junho em um hospital particular de Palmas. 

O ex-governador enfrentou quadro delicado de saúde nos últimos dias. Dia 29 de junho foi internado, com dor no peito, e em 1° de julho apresentou piora em decorrência de uma infecção pulmonar. Na noite de domingo, 2, o Boletim Médico informou melhora significativa após ser medicado com antibióticos. No entanto, na manhã desta terça-feira, 4, a família informou que Siqueira precisou passar por hemodiálise após sofrer crise renal aguda na madrugada. O ex-governador também apresentou quadro infeccioso de septicemia (sepse) - infecção generalizada. Em outro aviso, já no final da manhã, a família comunicou entubação.

Siqueira Campos realizava tratamento para câncer desde 2002. Em 2014 realizou cirurgia para retirada da próstata e em setembro de 2018 realizou uma cirurgia que durou 5 horas, quando os médicos retiraram todo seu intestino grosso (cólon) que estava com vários pontos de sangramentos em divertículos.

Já em outubro de 2022, o ex-governador novamente passou por uma cirurgia. Naquela feita realizou cirurgia abdominal videolaparoscópica de urgência para a retirada da vesícula biliar, que se apresentou severamente infectada devido à presença de um cálculo impactado. Naquela oportunidade, uma equipe multidisciplinar dirigida pelo médico cirurgião Pedro Cuellar esteve à frente do procedimento que durou três horas.

O ex-governador completaria 95 anos no próximo mês, no dia 1º de agosto. 

Dentre as autoridades presentes no sepultamento, o governador e o vice do Tocantins, Wanderlei Barbosa e Laurez Moreira. (Foto: Adilvan Nogueira)