Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Montagem - Divulgação e Mariana Ferreira

Foto: Montagem - Divulgação e Mariana Ferreira

Dos oitos deputados federais do Tocantins, todos compareceram à sessão de votação do texto-base da Reforma Tributária que foi aprovada na Câmara dos Deputados. Dois turnos foram necessários, avançando pela noite de quinta-feira, 6, e madrugada desta sexta-feira, 7. Em ambos os turnos, dois deputados do Tocantins, Eli Borges (PL/TO) e Filipe Martins (PL-TO), votaram contra a proposta. Os dois parlamentares evangélicos são filiados ao Partido Liberal, o mesmo do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

O PL é a maior bancada da Câmara dos Deputados e a orientação do ex-presidente Bolsonaro foi para que seus parlamentares votassem contra o texto-base da reforma que deve refletir positivamente ainda este ano no planejamento futuro das empresas e consequetemente na economia. Mesmo com a iniciativa, houve pelo menos 20 votos dos parlamentares da sigla que não seguiram a orientação e votaram a favor da medida.

Todos os demais parlamentares do Tocantins foram favoráveis à proposta, nos dois turnos: Antonio Andrade (Republicanos-TO); Lázaro Botelho (PP-TO); Vicentinho Júnior (PP-TO); Alexandre Guimarães (Republicanos-TO); Carlos Gaguim (União-TO) e Ricardo Ayres (Republicanos-TO). 

A proposta de emenda à Constituição (PEC) reformula a tributação sobre o consumo e foi aprovada com folga em ambos os turnos de votação. O texto-base foi aprovado em primeiro turno por 382 votos a 118, com três abstenções. A aprovação em segundo turno ocorreu já na madrugada, por volta de 1h40 da manhã. Apesar do avançado da hora, o quórum se manteve folgado para a aprovação: foram 375 votos a favor e 113 contrários à PEC.

PEC da Reforma Tributária é aprovada com folga na Câmara dos Deputados