Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Washington Luiz

Foto: Washington Luiz

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) percorrerá até o dia 16 de agosto diversas rotas nas zonas urbana e rural, para sensibilizar a população sobre as proibições de uso do fogo no período de estiagem, com vistas a proibir a ocorrência de queimadas e incêndios.

A intenção, segundo explicou a presidente da FMA, Meire Carreira, é conseguir a adesão da população às práticas sustentáveis para o município poder reduzir a quantidade de ocorrências de queimadas, que estão proibidas nesse período de estiagem. Ela lembra que o combate a este problema é responsabilidade conjunta do poder público e população. 

“Nestas visitas estamos fazendo a sensibilização de públicos diversos, mas focando principalmente na população das áreas rurais, com histórico de mais ocorrências de queimadas, e as programações dos dias 5 e 12 de agosto serão no Taquaruçu Grande e Distrito de Taquaruçu, respectivamente”, antecipou a presidente.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, atualmente, o Tocantins está entre os estados com mais focos de calor no ranking nacional de queimadas, sendo que a maior concentração fica na região conhecida como Vale do Araguaia.

A intenção da Fundação de Meio Ambiente é levar aos cidadãos palmenses informações sobre boas práticas de manejo de áreas para plantio, bem como os perigos do uso indevido do fogo e o descarte de resíduos que possam causar combustão, para prevenir a ocorrência de queimadas.

Neste sentido, a presidente da FMA lembra que são, exatamente, os meses entre maio e setembro os que registram o maior número de focos de calor. “Especialmente por que é neste período que temos a combinação de altas temperaturas, baixa umidade e uma vegetação seca, uma característica do Cerrado.”

“O hábito de queimar lixo e de preparar o solo para o plantio usando o fogo favorece em muito a ocorrência de queimadas e incêndios, tanto na cidade quanto no campo e é exatamente isto o que precisamos evitar”, argumenta Meire Carreira.

Nos dias 4 e 6 de julho, a FMA realizou visitas nas rotas Jardim das Acácias ao Comercial Machado e Ageto. (Secom Palmas)