Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a proposta de continuidade e ampliação das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) ao agricultor familiar, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), está implementando o Plano Ater Tocantins, uma estratégia elaborada pelo órgão para o desenvolvimento e o fortalecimento da agricultura familiar. Para isso, o órgão conta com extensionistas rurais capacitados, além de programas, convênios e parcerias, para desenvolver e fortalecer ainda mais as atividades produtivas das famílias rurais.

Entre as novidades deste semestre propostas pelo Governo do Tocantins estão o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PAA) e a Compra com Doação Simultânea pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). Segundo o presidente do Ruraltins, Washington Ayres, "esse programa é extremamente importante para a agricultura familiar, pois garante a venda dos produtos, fortalece a economia local e possibilita a doação dos produtos adquiridos a entidades com perfil social".

Outras ações relevantes neste primeiro semestre foram os resultados das Unidades de Referência Tecnológica (URTs) instaladas em regiões estratégicas do estado visando à disseminação e à transferência de tecnologias na implantação e na recuperação de pastagem por meio da integração lavoura-pecuária.

Essas URTs são frutos de parceria com a ABCZ, pelo programa Integra Zebu, instaladas nos municípios de Natividade, Araguatins, Ponte Alta do Tocantins, Palmas, Porto Nacional e Aliança.

Assistido pelo Ruraltins, o produtor Emanuel Martinez Vaz de Oliveira tem uma propriedade de 110,35 hectares de terra e um plantel de 220 cabeças de gado nelore; e vem investindo no pastejo rotacionado e na produção de silagem para garantir a nutrição animal do seu rebanho principalmente no período de estiagem. E, seguindo as orientações técnicas do Ruraltins, fez o plantio integrado de capim, sorgo e milho.

Satisfeito com a colheita, o produtor colheu mais de 850 toneladas de silagem. E os resultados e as tecnologias da boa produtividade foram apresentados em dia de campo realizado na propriedade, reunindo centenas de produtores da região.

Ainda no desenvolvimento da pecuária, também ocorreram treinamentos de melhoramento genético de bovinos, quando foram apresentadas práticas e tecnologias para aprimorar a produção agropecuária.

O Ruraltins também teve participação ativa em eventos e encontros regionais. O Fórum da piscicultura foi um evento importante para o setor, ocasião em que foram discutidos temas relacionados ao desenvolvimento e ao fortalecimento da aquicultura no Estado. Esses eventos promovem a troca de experiências e o networking, além de contribuírem para a disseminação de boas práticas e tecnologias no setor.

Outra ação relevante foi a da participação e do apoio do Instituto nas feiras da agricultura familiar. Da feira de Combinado, participaram 41 produtores da agricultura familiar dos municípios de Combinado, Lavandeira, Novo Alegre, Taguatinga, Arraias e Aurora. O evento proporcionou um espaço para a comercialização de produtos agropecuários e derivados.

O apoio na realização da Feira Agrosudeste, importante evento para o setor agropecuário na região sudeste do Estado, proporcionou, aos produtores rurais, que conhecessem as últimas novidades do setor, onde foram expostos tecnologias, produtos e serviços relacionados à agricultura e à pecuária, com grande participação do Ruraltins.

Outro evento de destaque foi a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), considerada a maior feira agrotecnológica da região Norte do país. Na feira, foram apresentadas novas tecnologias aos produtores rurais e aos agricultores familiares.

O Ruraltins participou da Agrotins 2023 com inovações tecnológicas, palestras e cursos voltados para a agricultura familiar. A Exposilva, ocorrida em Silvanópolis, também merece destaque por ser uma oportunidade para produtores rurais, agricultores familiares e agropecuaristas da região realizarem bons negócios, além de receberem palestras com técnicos especialistas do Ruraltins.

Outra ação realizada foi a entrega de mais de 5 mil kits de sementes do programa Mesa Farta, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro), que ainda está em fase de conclusão com mais de 10 mil kits a serem distribuídos. Neste período, o Ruraltins realizou ainda a prestação de contas do Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) que, por meio deste Instituto com os parceiros envolvidos, promove o desenvolvimento rural sustentável, incentiva a adoção de práticas inovadoras e oferece capacitação técnica aos produtores rurais, que visa ao aumento da produtividade e à melhoria da qualidade de vida no campo.

Essas ações demonstram o compromisso do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins em promover o desenvolvimento sustentável do meio rural, ao apoiar os agricultores e os pecuaristas, e disseminar tecnologias e conhecimentos para fortalecer a economia agrícola do Estado.

Dentre essas atividades, destacam-se os programas de capacitação e o treinamento, voltados para agricultores e pecuaristas. Foram oferecidos cursos e workshops sobre temas como manejo sustentável do solo, técnicas de irrigação, boas práticas agropecuárias, diversificação de culturas, entre outros. Tais capacitações têm como objetivo fornecer, aos produtores rurais, as ferramentas e os conhecimentos necessários para melhorar a produtividade, reduzir os impactos ambientais e aumentar a rentabilidade de suas atividades.

Essas iniciativas e essas ações do Governo do Tocantins, por meio do Ruraltins, evidenciam o compromisso de promover o desenvolvimento rural sustentável, impulsionar a produtividade e a qualidade de vida no campo, além de fortalecer a agricultura familiar como um todo. (Secom/TO)