Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza

O Tocantins está entre os três estados brasileiros selecionados pela Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para auxiliar nas pesquisas que darão subsídios a atualização da metodologia e dos materiais de trabalho usados pelas gestões estaduais do Cadastro Único e Bolsa Família para ajudarem os munícipios que encontram dificuldades em gerir o Programa.

Nessa segunda-feira, 24, a equipe gestora do Cadastro Único e Bolsa Família da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) recebeu a visita da técnica da Senarc, Mariana Lelis Moreira Catarina e da consultora contratada para realização do trabalho, Emanuele Dalpra.

A técnica Mariana Lelis explica que o trabalho vem sendo realizado desde 2014, mas teve uma pausa em virtude da pandemia e agora estão retornando. A primeira etapa da pesquisa já foi realizada por meio de reuniões com todos os estados da federação e mais aplicação de questionários. Já a segunda etapa envolve a visita e conversas mais aprofundadas com três estados e três municípios, entre eles o Tocantins. “Nosso objetivo com essa visita é ouvir e entender as realidades locais visando produzir uma metodologia e matérias que verdadeiramente auxiliarão os municípios que tem encontrado dificuldades na gestão do Cadastro Único e Bolsa Família”, explica Mariana.

Já a consultora Emanuele Dalpra ressaltou os ganhos do trabalho para a população: “Nosso objetivo é produzir um material eficiente que dialogue com as diferentes realidades locais e com isso, aumentarmos a eficiência na gestão, melhorando o repasse de verbas para esses municípios e acima de tudo o atendimento à população”.

A subsecretária da Setas, Terezinha Andrade, participou da reunião e reforçou o inteiro compromisso da pasta em auxiliar nos debates que resultarão em instrumentos tão necessários aos municípios “No Tocantins a maior parte de nossos municípios são de pequeno porte contam com equipes reduzidas para gerir todos as áreas da política de assistência, temos uma grande rotatividade de profissionais, entre outras dificuldades .  Nosso papel é criar meios de auxiliar esses municípios em suas dificuldades. Estamos dispostos a fazer tudo que está ao nosso alcance para auxiliá-los e atender cada vez melhor a nossa população”, declara a gestora.

O resultado final deste trabalho deve estar disponível para os municípios no final de 2023 e deve subsidiá-los na gestão do Cadastro Único e Bolsa Família pelos próximos anos. (Secom/TO)