Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Luciana Barros

Foto: Luciana Barros

Com a chegada do período do verão, tempo seco, altas temperaturas, e fumaças ocasionadas pelas queimadas, podem surgir queixas de problemas respiratórios nas crianças. Para evitar a superlotação das alas pediátricas das unidades hospitalares estaduais, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) orienta sobre os cuidados com a saúde dos pequenos. Em 2022, foram 834 crianças atendidas com sintomas respiratórios no Hospital Geral de Palmas (HGP) e 374, em 2023.

“É sabido que em agosto iniciam-se as queimadas e os quadros de asmas e alergias intensificam, evoluindo com insuficiência respiratória. Os sinais e sintomas são cansaço respiratório, tosse seca persistente e chio no peito. Evitar inalação de fumaça ou produtos que possam irritar a via respiratória evitar aglomerações e se ainda assim a criança vier apresentar algum destes sintomas o médico deve ser procurado para avaliação”, explicou a coordenadora médica da ala pediátrica do HGP, Marian Mascarenhas.

Quem tem filhos com problemas recorrentes fala sobre o assunto. “Todas as vezes que começa o período de seca eu já início o uso do umidificador e evito o máximo a exposição demasiada ao sol, pois fica muito quente e sem umidade. Com todos os cuidados, vez ou outra ainda aparece uma tosse e não tem jeito, é preciso uso de medicação”, afirmou Renata Gomes.

O fluxo de atendimento acontece da seguinte forma: o acompanhamento normal das crianças é feito por meio das unidades básicas de Saúde. Em casos de urgência, a população deve procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que após avaliação, encaminha o paciente para a rede hospitalar.

Dicas para prevenção

- Aumente a frequência da oferta de água para maior hidratação do corpo;

- Aumente a frequência da amamentação;

- Evite aglomerações e ambientes fechados, onde há maior propagação de vírus e bactérias;

- Mantenha os ambientes ventilados;

- Higienize as mãos da criança com água e sabão;

- Evite contato com pessoas que apresentem sintomas respiratórios;

- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e copos.