Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Tharson Lopes

Foto: Tharson Lopes

No cenário do empreendedorismo brasileiro, o Tocantins se destaca por sua agilidade na abertura de empresas. De acordo com o último ranking do Governo Federal, referente ao mês de junho, o Tocantins figura na sexta posição entre os estados mais rápidos para se abrir uma empresa no país. 

Um dos principais diferenciais é o tempo médio de registro de uma empresa na Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), que atualmente leva apenas 3 horas, 11 minutos e 9 segundos. Essa celeridade é um fator crucial para atrair novos investidores.

Tanto é que, no primeiro semestre de 2023, o Tocantins registrou aumento no número de abertura de empresas em comparação com o mesmo período do ano anterior. Enquanto no primeiro semestre de 2022 foram abertas 13.905 empresas, neste ano, já foram registrados 14.146 novos negócios.

Agilidade

O tempo médio total para abertura de um novo empreendimento no Estado é de 13 horas, 02 minutos e 56 segundos. Esta média considera, além do tempo da Jucetins, a duração dos processos de viabilidade e a obtenção do CNPJ, que podem variar de acordo com os municípios e a Receita Federal.

Este resultado garante, ao Tocantins, o sexto lugar no ranking nacional. “Abrir uma empresa aqui é mais rápido do que nunca. Com um ambiente de negócios favorável e processos simplificados, o Estado tornou-se referência para quem busca rapidez e eficiência”, frisa o presidente da Jucetins, Issam Saado.

Gestão

Issam Saado assumiu a presidência da Autarquia no início deste ano ao lado do vice-presidente Juarez Rigol. “A Jucetins tem um corpo técnico muito competente, que já consegue resultados expressivos para o Estado. Agora, estamos evoluindo ainda mais, de forma a tornar mais ágil e eficiente o processo de registro e legalização de empresas”, informa o presidente.

“O governador Wanderlei Barbosa nos determina a investir em medidas que reduzem a burocracia, para que o cidadão possa empreender de forma descomplicada e sem perder tempo", complementa Issam.

Para o vice-presidente Juarez Rigol, a Jucetins se destaca pela eficiência. “Graças à tecnologia e à atuação incisiva do Governo do Tocantins, empreendedores encontram na Jucetins um verdadeiro parceiro para concretizar seus sonhos de negócio”, afirma.

Parceria

Para potencializar ainda mais o cenário empreendedor do Tocantins, a Jucetins estabeleceu uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Tocantins (Sebrae/TO), por meio de um Termo de Cooperação Técnica.

Esta parceria visa estreitar as relações entre as instituições e promover ações conjuntas que beneficiem os empreendedores locais. Dentre as iniciativas previstas, destaca-se a automatização de processos para diminuir ainda o tempo para abertura de empresas.

Engajamento nacional

Além de focar nas melhorias locais, a Jucetins também se engajou em debates nacionais sobre a modernização do ambiente de negócios no Brasil. Durante o primeiro semestre de 2023, o vice-presidente Juarez Rigol, o secretário-geral Erlan Milhomem e a procuradora jurídica Mariana Sampaio participaram de reuniões organizadas pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju).

O objetivo desses encontros foi alinhar ações estratégicas para simplificar o registro empresarial em todos os estados, buscando a eficiência e a desburocratização dos processos em âmbito nacional.