Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Veículos

Para ampliar a oferta da picape Montana, o mais recente lançamento da Chevrolet para o mercado brasileiro, a linha 2024 passa a contar com a versão RS, que o Conexão Tocantins já teve a oportunidade de conhecer e avaliar e tem como características principais itens exclusivos no exterior e interior do modelo.

Os resultados comerciais da linha Montana 2024 têm sido bem positivos. Se antes o modelo concorria como picape compacta com a Fiat Strada e Volkswagen Saveiro, agora o modelo se enquadra como uma picape compacta-média e concorre principalmente com a Fiat Toro e Renault Oroch.

Nos sete primeiros meses do ano a Chevrolet Montana já ocupa a segunda posição em emplacamentos, com 17 mil unidades. Está bem à frente da Renault Oroch, com sete mil unidades e bem atrás da Fiat Toro, com suas 29,4 mil unidades.

Com a RS a Chevrolet quer ampliar sua vantagem para a Oroch e diminuir a diferença para a Toro. A nova versão fez sua estreia global no Brasil e chega ao mercado agora em agosto com um pacote completo de tecnologia, segurança, conforto e conectividade, sendo posicionada como a configuração topo de linha.

A RS, assim como as demais versões, é equipada com motor 1.2 Turbo Flex com até 133 cavalos de potência e 21,4 kgfm de torque, entregando uma calibração alinhada com a proposta multiuso do veículo. Este mesmo acerto segue para os demais sistemas mecânicos, como a transmissão automática, a direção com assistência elétrica progressiva e a suspensão traseira.

A Montana RS, de acordo com dados da Chevrolet, acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 180 km/h. Já de acordo com dados do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o modelo percorre na estrada, com gasolina, 13,3 km/l e, na cidade, 11,1 km/l. Com etanol os números são 9,3 km/l e 7,7 km/l, respectivamente.

No design a Montana RS é caracterizada pelo conjunto ótico bipartido em LED, em sintonia com a mais recente linguagem global de design da Chevrolet. A grade estilo colmeia em preto brilhante é exclusiva desta versão e harmoniza com a barra em cromo escurecido e a gravata estilo “Black Bowtie”, própria de versões especiais da marca.

A lateral da picape conta com linha de cintura elevada e molduras contornando toda a base do veículo. As rodas de alumínio de aro 17 com face usinada e o rack de teto integrado com o Santo Antônio também exclusivos da versão. Outro diferencial são as capas dos espelhos retrovisores externos na cor preta.

A traseira é marcada por uma barra com acabamento em preto brilhante que faz a conexão entre as lanternas, formando um elemento único. Ênfase também para a logomarca RS na tampa da caçamba, que tem no topo uma espécie de aerofólio integrado. A tampa conta com abertura por botão elétrico e alívio de peso para o mais fácil manuseio. Já o para-choque foi projetado para ajudar no acesso à caçamba.

A posição mais elevada de guiar, o ambiente tecnológico da cabine e os acabamentos com materiais premium remetem aos SUVs. Esta sensação é reforçada pelo baixo nível de ruído a bordo, pelo rodar bastante confortável e pela excelente estabilidade do veículo, seja ele vazio ou carregado. 

Nessa versão os revestimentos dos bancos, do volante de base reta e dos painéis são pretos foscos com costura pespontada vermelha, criando um contraste interessante com os insertes da direção, dos dutos de ventilação e do console central em preto brilhante.

Entre os principais equipamentos de série da Montana RS estão faróis Full LED com regulagem de altura e acendimento automático, sistema OnStar com resposta automática em caso de acidente, botão de emergência e assistência na recuperação veicular, Wi-Fi nativo com sinal até 12 vezes mais estável, atualização remota de sistemas eletrônicos, aplicativo myChevrolet para comandar funções do veículo à distância, ar-condicionado digital automático, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, airbags frontais, laterais e de cortina, além de alerta de ponto cego.

A lista de itens de série inclui ainda painel multimídia integrado MyLink com tela de 8", função áudio streaming e Bluetooth para até 2 smartphones simultaneamente, Android Auto e Apple CarPlay com projeção sem o uso de cabo e carregador por indução, chave inteligente, computador de bordo com informações que inclui indicador de vida útil do óleo e monitoramento de pressão dos pneus, além da caçamba Multi-Flex – com a tampa traseira que possui o recurso de alívio de peso na subia e descida.

Há ainda uma ampla gama de acessórios, como faróis auxiliares de LED, subwoofer da marca JBL especialmente dimensionado à acústica da cabine e as divisórias Multi-Board para a caçamba. Para quem gosta de um toque extra de personalização, a Montana RS conta com pedaleiras esportivas em alumínio, soleiras de portas iluminadas, escapamento em aço inoxidável e opção de letras 3D com diversas opções de cores (vermelha, cromada, preta e cromo escurecido) em alto relevo para a inscrição “Chevrolet” na tampa traseira.

A Montana RS estreia em quatro opções de cores externas: Branco Summit, Vermelho Chili, Preto Ouro Negro e a inédita Cinza Rush.